X
X

Buscar

Homem que matou policial federal em São Paulo é preso em Itapema

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Federal deflagrou a operação legado

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, cumpriram um mandado de prisão e de quatro mandados de busca e apreensão em Itapema e Tijucas, durante esta terça-feira, 16. Entre os presos está o homem que matou Fábio Ricardo Paiva Luciano, agente de Polícia Federal, em 2013.

Prisão

Um dos mandados de prisão foi cumprido em desfavor de um narcotraficante com forte atuação no Sul do país e em São Paulo. O homem já havia sido preso anteriormente, mas estava em liberdade de dezembro de 2021, após cumprimento de pena decorrente de condenação por ser líder de organização criminosa que atuava no tráfico internacional de entorpecentes.

Ele também cumpria pena por envolvimento no homicídio de Fábio Ricardo Paiva Luciano, agente de Polícia Federal. O caso aconteceu em Bocaina, em São Paulo, em 2013. Além desses crimes, ele também praticava lavagem dinheiro, como a aquisição de imóveis. O homem avia sido colocado em liberdade por equívoco.

Mandados

Os mandados de busca e outras medidas deferidas judicialmente, como quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático, visam a busca de mais provas da prática dos crimes de lavagem de dinheiro e também da possível manutenção da atuação do preso como líder de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.

Operação Legado

Durante a operação foram localizadas três armas de fogo, documentos e veículos. A operação contou com equipes do 31° Batalhão e do 12 Batalhão e envolveu cerca 30 polícias.

A operação recebeu esse nome devido ao envolvimento na morte de Policial Federal que atuou na investigação que levou a sua prisão e condenação, que motiva o mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

As investigações, cujas diligências para seu cumprimento, levaram à descoberta do crime de lavagem de dinheiro e da possível ininterrupta atuação no tráfico de drogas, mesmo durante o período em que permaneceu encarcerado.

Leia também:

– Sem condições para pagar conserto de prótese, paratleta cria rifa em Blumenau
– Número de acidentes de trabalho cai, mas de mortes aumenta em Blumenau e região
– Dois novos casos de varíola dos macacos são confirmados em Blumenau
– Saiba qual é o dia das Eleições 2022 e confira horário das votações
– Começa campanha eleitoral: saiba o que os candidatos podem e não podem fazer