Hóquei nas escolas de Blumenau: entenda a parceria modelo entre confederação e prefeitura

Parceria, que acontece desde 2022, foi ampliada para 10 escolas

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação, renovou a parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) para incluir a modalidade nas escolas do município. Mas você sabe como é o hóquei sobre grama?

O esporte é disputado em um gramado sintético e o campo mede 91 metros (m) de comprimento por 55m de largura, com dois tempos de 35 minutos. Em campo, são 11 jogadores escalados em cada time. Eles utilizam um taco feito geralmente de madeira. Os atletas não podem levantar o bastão acima dos ombros nem mover a bola com as mãos ou pés.

A bola é feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160g e tem diâmetro de 3cm. As traves do gol medem 3,66m de largura por 2,10m de altura. Em volta delas está demarcada a área – um semicírculo a 14,63m de distância máxima da linha de fundo. O gol só é validado se marcado de dentro dessa área, chamada striking circle.

Hóquei nas escolas de Blumenau

A parceria entre Blumenau e confederação acontece desde 2022. No começo, cinco escolas foram beneficiadas. São elas: EBM Profª Adelaide Starke, EBM  Profª Zulma Souza da Silva, EBM Visconde de Taunay, EBM Leoberto Leal e EBM General Lúcio Esteves.

Neste ano, com a renovação da parceria, mais cinco escolas foram incluídas: EBM Machado de Assis, EBM Conselheiro Mafra, EBM Pedro II, EBM Bilíngue Pastor Faulhaber e a EBM Henrique Alphart.

Os estudantes atendidos pela parceria são do quinto ao nono ano. Eles têm acesso à modalidade nas aulas de Educação Física e a oportunidade de participar do hóquei também no programa de esporte escolar no contraturno.

CBHG/Divulgação

Equipamentos enviados e capacitação de professores

Em 2022, a CBHG enviou 160 tacos e 160 bolas para as escolas. Neste ano, o mesmo número foi enviado às novas escolas incluídas na parceria.

Além disso, no último ano, 25 professores participaram das capacitações da modalidade. Neste ano, os professores dos polos participantes também terão a formação. Todos os professores de Educação Física de outras escolas que quiserem podem participar da capacitação.

Parceria modelo

Em contato com a reportagem de O Município Blumenau, a CBHG conta que a parceria com Blumenau é uma das mais importantes já concretizadas. “Nas nossas apresentações e reuniões, sempre utilizamos essa parceria como um modelo que desejamos iniciar com outras prefeituras e governos estaduais. Com a prática do hóquei nas escolas, será possível aumentar a capacidade cognitiva dos alunos, trazer benefícios consideráveis à saúde deles, além de gerar cooperação e socialização entre os alunos”.

CBHG/Divulgação

Projeto de ampliação

A confederação sonha em fortalecer ainda mais a modalidade nas escolas de Blumenau. O desejo é implementar o hóquei também em escolas particulares e iniciar outra parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (SME) para implantar um núcleo esportivo, onde teriam equipes do município participando de campeonatos de base no Brasil todo.

Encontro nacional

Em outubro de 2022, a diretora da EBM Machado de Assis, Rejane Teresa Lavratti Calsing, e mais cinco professores foram até o Rio de Janeiro participar do primeiro Encontro Nacional de Fomento do Hóquei.

Lá, eles praticaram o esporte e participaram de palestras. Rejane conta que a modalidade é extremamente apaixonante quando se pratica. “É uma modalidade bastante interessante, onde se desempenha o raciocínio, a concentração e a compreensão de tarefas”, comenta.

Além do encontro, no ano passado, o hóquei também esteve presente nos 47° Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau com experimentações para os jovens.

CBHG/Divulgação

Cônsul da Áustria em Blumenau ensina a preparar um delicioso Hackepeter moderno:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo