Hospital de Blumenau atinge marca de 1,8 mil rins transplantados
Hospital Santa Isabel é referência no tema
O Hospital Santa Isabel atingiu a marca de 1,8 mil transplantes renais realizados. O marco representa a especialização da equipe e representa a solidariedade das famílias que aceitaram a doação.
O transplante renal é necessário quando o paciente possui alguma doença crônica em estágio avançado. Após o transplante, ele segue em acompanhamento médico, mas sem as limitações ocasionadas pela diálise.
Segundo dados da SC Transplantes, 436 pacientes estavam na fila de espera para transplante de rim no estado. O Hospital Santa Isabel também se aproxima dos 1,5 mil transplantes de fígado realizados.
A unidade hospitalar blumenauense, é reconhecida como uma das que mais realiza transplantes de órgãos no Brasil, todos totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A captação de órgãos acontece somente mediante a autorização da família de um paciente que teve a morte encefálica diagnosticada. A abordagem é feita por profissionais capacitados da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT).
Nas situações atuais, caso a família aceite a doação, a captação só é feita após uma testagem negativa de Covid-19 nos pacientes com morte encefálica.