Hospital de Blumenau completa 20 anos do primeiro transplante de fígado de Santa Catarina
Instituição está construindo novo Ambulatório de Transplantes para ampliar atendimento
Nesta quinta-feira, 18, o Hospital Santa Isabel de Blumenau completou 20 anos do primeiro transplante de fígado do estado de Santa Catarina. A cirurgia aconteceu em 18 de agosto de 2002 e foi um paciente com cirrose alcoólica.
O homem sobreviveu muitos anos depois da cirurgia. “Ele viveu muito bem até 2020 quando faleceu de Covid-19. Foi uma sobrevida excelente: 18 anos. Isso reflete nossos cuidados hospitalares e tudo que fazemos nessa jornada do paciente pelo transplante”, conta Dra. Maíra Silva de Godoy, médica hepatologista e chefe do Serviço de Transplante Hepático do HSI.
Nova vida
Na mesma data, o paciente Luiz Carlos Ferreira, de 52 anos, celebra o começo de uma nova vida. Luiz Carlos realizou o terceiro transplante no hospital. A primeira vez aconteceu em 2018, quando transplantou rim e pâncreas, e agora em 2022 recebe um novo fígado.
O aposentado conta que começou a ter problemas de saúde em 2014 e, a partir de exames, foi diagnosticado com diabetes. As consequências da doença comprometeram rim e pâncreas. Ele realizou hemodiálise por um ano antes do procedimento em 2018, no Hospital Santa Isabel.
A boa notícia veio antes de Luiz Carlos completar um mês na fila: “fui informado na madrugada do dia 4 para dia 5 de agosto. O telefone tocou e a minha mulher atendeu. Era do Hospital Santa Isabel falando que eu tinha que estar aqui até as 6 horas. Cheguei aqui 04h40.”
Luiz Carlos ficou quase 6 horas em cirurgia para receber o novo fígado. “Estou bem. Estou feliz com o que eu fiz da minha vida. O médico falou que está tudo bem”, completa o paciente.
Hospital Santa Isabel
O Serviço de Transplantes do Hospital Santa Isabel atende 293 municípios de Santa Catarina e outros estados do Brasil com transplantes de coração, córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado. A instituição está entre os cinco principais hospitais que realizam transplantes de fígado no país.
Já são 20 anos desde o primeiro transplante hepático realizado pelo Hospital Santa Isabel, que foi o primeiro de Santa Catarina a realizar a operação. Até junho de 2022, foi a instituição e equipe que mais realizou transplantes de fígado de doador falecido no estado (38).
Além disso, o HSI obtém números importantes em outras modalidades de transplantes, sendo a única instituição catarinense que realizou transplante de rim com doador vivo, sendo 6 operações.
Dra. Maíra Silva de Godoy conta que o paciente é acompanhado no HSI durante o pré-operatório, na internação para a realização do transplante e após a alta hospitalar para todas as consultas de rotina. O HSI recebe os pacientes no Ambulatório de Transplantes, que é referência no tratamento das doenças hepáticas no Estado de Santa Catarina.
A partir de 2012, o Hospital Santa Isabel teve aumento considerável no número de transplantes por ano, destacando-se no cenário nacional, consolidando sua referência em transplante de fígado.
Leia também:
– Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira; saiba como solicitar
– Arte reborn: conheça a moradora de Blumenau que coleciona bebês realistas
– Samae realiza substituição de rede danificada em túnel de Blumenau
– Anúncio de loja de roupas fitness chama atenção no Centro de Brusque
– Grupo de dança de Joinville vai se apresentar na Disney pela segunda vez