Hospital de Blumenau completa 20 anos do primeiro transplante de fígado de Santa Catarina

Instituição está construindo novo Ambulatório de Transplantes para ampliar atendimento

Nesta quinta-feira, 18, o Hospital Santa Isabel de Blumenau completou 20 anos do primeiro transplante de fígado do estado de Santa Catarina. A cirurgia aconteceu em 18 de agosto de 2002 e foi um paciente com cirrose alcoólica.

O homem sobreviveu muitos anos depois da cirurgia. “Ele viveu muito bem até 2020 quando faleceu de Covid-19. Foi uma sobrevida excelente: 18 anos. Isso reflete nossos cuidados hospitalares e tudo que fazemos nessa jornada do paciente pelo transplante”, conta Dra. Maíra Silva de Godoy, médica hepatologista e chefe do Serviço de Transplante Hepático do HSI.

Nova vida

Na mesma data, o paciente Luiz Carlos Ferreira, de 52 anos, celebra o começo de uma nova vida. Luiz Carlos realizou o terceiro transplante no hospital. A primeira vez aconteceu em 2018, quando transplantou rim e pâncreas, e agora em 2022 recebe um novo fígado.

O aposentado conta que começou a ter problemas de saúde em 2014 e, a partir de exames, foi diagnosticado com diabetes. As consequências da doença comprometeram rim e pâncreas. Ele realizou hemodiálise por um ano antes do procedimento em 2018, no Hospital Santa Isabel.

O paciente transplantado Luiz Carlos Ferreira (52) com a esposa Sirlei Chaves (52). Foto: Yoana Carmo/Comunicação HSI

A boa notícia veio antes de Luiz Carlos completar um mês na fila: “fui informado na madrugada do dia 4 para dia 5 de agosto. O telefone tocou e a minha mulher atendeu. Era do Hospital Santa Isabel falando que eu tinha que estar aqui até as 6 horas. Cheguei aqui 04h40.”

Luiz Carlos ficou quase 6 horas em cirurgia para receber o novo fígado. “Estou bem. Estou feliz com o que eu fiz da minha vida. O médico falou que está tudo bem”, completa o paciente.

Hospital Santa Isabel

O Serviço de Transplantes do Hospital Santa Isabel atende 293 municípios de Santa Catarina e outros estados do Brasil com transplantes de coração, córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado. A instituição está entre os cinco principais hospitais que realizam transplantes de fígado no país.

Já são 20 anos desde o primeiro transplante hepático realizado pelo Hospital Santa Isabel, que foi o primeiro de Santa Catarina a realizar a operação. Até junho de 2022, foi a instituição e equipe que mais realizou transplantes de fígado de doador falecido no estado (38).

Além disso, o HSI obtém números importantes em outras modalidades de transplantes, sendo a única instituição catarinense que realizou transplante de rim com doador vivo, sendo 6 operações.

Dra. Maíra Silva de Godoy conta que o paciente é acompanhado no HSI durante o pré-operatório, na internação para a realização do transplante e após a alta hospitalar para todas as consultas de rotina. O HSI recebe os pacientes no Ambulatório de Transplantes, que é referência no tratamento das doenças hepáticas no Estado de Santa Catarina.

A partir de 2012, o Hospital Santa Isabel teve aumento considerável no número de transplantes por ano, destacando-se no cenário nacional, consolidando sua referência em transplante de fígado.

Leia também:

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira; saiba como solicitar
Arte reborn: conheça a moradora de Blumenau que coleciona bebês realistas
Samae realiza substituição de rede danificada em túnel de Blumenau
Anúncio de loja de roupas fitness chama atenção no Centro de Brusque
Grupo de dança de Joinville vai se apresentar na Disney pela segunda vez

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo