X
X

Buscar

Hospital de Blumenau está sem medicamento para tratamento de leucemia

O problema acontece também nos outros hospitais de Santa Catarina.

Na semana passada o morador de Timbó, Alex Anastásio, descobriu que a filha estava com leucemia. A menina de 3 anos foi encaminhada para fazer o tratamento no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, que é referência em oncologia infantil. Foi quando a família recebeu a notícia de que a casa de saúde não tinha a medicação para fazer o tratamento.

A criança foi encaminhada para Florianópolis, no único hospital do Estado que ainda tem o remédio. O Asparaginase reduz o desenvolvimento das células cancerígenas, e é essencial no tratamento de crianças e jovens com câncer.

“Há três meses o governo do Estado não manda o medicamento. Nós já tivemos que encaminhar três crianças para outras cidades para fazer o tratamento. E esse remédio é de distribuição exclusiva do Governo. Nós não podemos importar, pois existe todo um trâmite burocrático”, explica Marcelo Faria, oncologista do Hospital Santo Antônio.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde e que desde setembro os repasses estão irregulares. Em nota, o Governo Federal explicou que está em andamento um pregão com participação de empresas estrangeiras para garantir a continuidade do remédio nos hospitais.

“Sem esse remédio pode haver uma falha no tratamento e o paciente pode não sobreviver. É muito grave o que está acontecendo”, salienta Faria.