Hospital de Blumenau realiza cirurgia inédita em Santa Catarina

Primeiro implante valve-in-valve mitral foi realizado

O Hospital Santa Catarina (HSC) realizou um procedimento cardíaco inédito no estado de Santa Catarina, o valve-in-valve mitral. O procedimento foi realizado no segundo semestre deste ano sob o comando do cirurgião cardiovascular, Dr. Décio Abuchaim.

Esse procedimento consiste em corrigir, com um novo implante, uma disfunção na prótese mitral que já é implantada cirurgicamente. Com o auxílio do aparelho de hemodinâmica, que posiciona os cateteres, uma nova válvula mitral (estrutura do coração responsável pela passagem de sangue do átrio para o ventrículo esquerdo) é implantada e expandida dentro da prótese.

De acordo com o Dr. Décio Abuchaim, o implante é introduzido através de uma pequena incisão no tórax. “É importante salientar que o valve-in-valve pode ser realizado em um grupo muito específico de pacientes: aqueles que já possuem prótese mitral biológica e que têm alto risco de reoperação convencional”, explica Abuchaim.

CardioPrime/Divulgação

Abuchaim diz também que esse procedimento tem algumas vantagens, como, menor tempo de internação e menor possibilidade de transfusão sanguínea.

Além do Dr. Décio Abuchaim, a cirurgia contou com outros cirurgiões, os Drs. Eduardo Mota e Cleber Gonçalves, que são cirurgiões cardiovasculares, Dr. Júlio Schulz, cardiologista intervencionista e os cardiologistas Drs. Felipe Amaral e Milton Poffo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo