X
X

Buscar

Hospital de Blumenau realiza cirurgia robótica inédita em Santa Catarina

Hospital Santa Isabel realizou um procedimento chamado Tireoidectomia Robótica

O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel realizou mais um procedimento inédito em Santa Catarina: Tireoidectomia Robótica.

Realizada pelo cirurgião robótico Dr. Eduardo Martignago, e aliada à tecnologia do robô-cirurgião Da Vinci Si, a Tireoidectomia Robótica é um procedimento mais seguro e preciso, que permite a remoção do tumor da glândula tireoide sem incisão invasiva no paciente, com menor desconforto no pós-operatório e menos constrangimento com a cicatriz.

A intervenção cirúrgica serve para retirar total ou parcialmente a glândula, responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo. Esta é a principal alternativa para o tratamento de câncer de tireoide.

Realização do procedimento com auxílio do robô Da Vinci Si. Foto: Philipe Oliveira/Comunicação HSI.

A cirurgia robótica

O Hospital Santa Isabel é a primeira unidade hospitalar catarinense a contar com a cirurgia robótica entre suas especialidades. Com o robô-cirurgião Da Vinci SI, a instituição já realizou mais de 350 procedimentos em pacientes de toda Santa Catarina. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados.

Realização do procedimento com auxílio do robô Da Vinci Si. Foto: Philipe Oliveira/Comunicação HSI

O robô Da Vinci Si, um dos mais modernos do mundo, opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D ampliada em dez vezes. As especialidades mais beneficiadas são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.

A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia. Para atuar no Programa de Cirurgia Robótica, toda equipe é capacitada para manuseio do equipamento.

Robô Da Vinci Si. Foto: Philipe Oliveira/Comunicação HSI

Para o paciente, uma cirurgia robótica resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de pouca cicatriz cirúrgica. O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel começou em 22 de julho de 2019, com um procedimento de endometriose numa paciente de 32 anos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube