Hospital de Blumenau realiza simulado de abandono com Brigada de Emergência

Planejamento de emergência também aborda pacientes

Nesta semana o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, realizou um simulado de abandono, que serve para aprender e pôr em prática o plano de evacuação em caso de incêndio.

Profissionais de vários setores vivenciaram procedimentos de retirada de pacientes e localização das melhores rotas de fugas em diferentes áreas do hospital em casos de incêndio, para que assim as equipes estejam preparadas para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes diante de qualquer situação.

Além dos treinamentos e simulados, as orientações são diárias, incluindo os pacientes no planejamento de emergência. Um adesivo na pulseira de identificação informa o grau de mobilidade de cada paciente, com a classificação atualizada diariamente pela enfermagem.

Caso um incêndio seja confirmado, é posto em prática o plano de abandono, com a retirada setorizada dos pacientes e colaboradores, dependendo da localização.

Qualquer pessoa dentro do hospital pode informar a um brigadista algum princípio de incêndio, havendo a confirmação, são iniciados os protocolos. A presença da brigada é fundamental nos primeiros minutos para avaliar a situação e minimizar danos aos pacientes e à estrutura, identificando a localização do foco do incêndio e agilizando as operações de abandono.

Foto: Suelen Eskelsen/ Comunicação HSI

Brigada de Emergência

A Brigada de Emergência do Hospital Santa Isabel foi reformulada em 2014, passando a preparar seus brigadistas e colaboradores para o remanejamento e abandono dos pacientes da instituição caso haja um incêndio.

A equipe da Brigada, composta por colaboradores voluntários, segue as diretrizes do Plano de Abandono próprio da instituição. Esse planejamento foi elaborado considerando a realidade do Hospital Santa Isabel e referências de outros estados. Mais de 120 profissionais estão distribuídos por andares e setores. Além disso, o HSI investe em itens de segurança essenciais, incluindo iluminação de saída, alarme, hidrantes, extintores, escada de emergência, portas corta-fogo e pontos de encontro estrategicamente localizados.

Leia também:
1. GRAVE – Cães maltratados e com fome já estavam praticando canibalismo em casa de Indaial; homem foi preso
2. Fim do estado de greve: trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovam proposta salarial
3. Roteiro Gastronômico começa nesta quinta-feira em Blumenau com mais de 30 opções de pratos
4. Confira quantas pessoas estão aptas para votarem em Blumenau neste ano
5. Homem é preso com 5 kg de maconha após se envolver em acidente, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo