Hospital de Blumenau recebe habilitação inédita para realizar tratamento quimioterápico especializado pelo SUS

Hospital foi o primeiro a receber a autorização

O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, anunciou a recente habilitação para a realização da avançada cirurgia com HIPEC (sigla em inglês para Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica), pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade é a primeira instituição de Santa Catarina a receber a habilitação. A conquista teve a participação das equipes da Secretaria de Estado da Saúde que intermediaram o processo junto ao Ministério da Saúde.

Segundo o gerente geral da unidade, Rafael Branco Bertuol, a habilitação para a Cirurgia com HIPEC pelo SUS reforça o papel do Hospital Santo Antônio como referência em oncologia na região. Além disso, ele explica que a instituição continuará trabalhando ativamente com a secretaria Municipal de Saúde e a secretaria de Estado para garantir que os benefícios dessa habilitação alcancem o maior número possível de pacientes.

Tratamento inovador

A Cirurgia Citorredutora com HIPEC é uma abordagem especializada e complexa que consiste na ressecção cirúrgica dos tumores associada ao uso de quimioterapia a temperatura entre 40 e 42ºC no interior da cavidade abdominal do paciente.

O procedimento se tornou o tratamento padrão ouro, com resultados comprovados, para alguns tumores disseminados no abdômen e tem proporcionado chance de cura para determinados tipos de câncer abdominal avançados.

A Dra. Patricia da Costa Câmara, cirurgiã oncológica do Hospital Santo Antônio (escritora do capítulo de Mesotelioma, principal indicação do HIPEC, do Tratado Brasileiro de Cirurgia Oncológica), destaca a importância desta habilitação.

“Estamos extremamente orgulhosos de receber a habilitação para realizar a Cirurgia com HIPEC pelo SUS. É um dos procedimentos mais complexos da oncologia, e necessita de uma equipe completa (cirurgiões oncológicos, anestesistas, intensivistas, oncologistas clínicos e equipe multiprofissional) com vasto estudo e experiência em remover toda a doença peritoneal e prevenir e resolver as intercorrências esperadas para se obter sucesso.  Poder oferecer esse procedimento aos pacientes via SUS, representa um passo significativo em nossa missão”, conta.

Leia também:

1. Aposta de Santa Catarina é uma das vencedoras da Mega-Sena da Virada
2. Passageiro é agredido por três homens dentro de ônibus e tem celular roubado em Blumenau
3. Identificados jovens encontrados mortos dentro de BMW em Balneário Camboriú
4. Motorista fica ferido após colidir o carro contra muro de uma casa, em Gaspar
5. Homem acorda com barulho do carro pegando fogo no Vale do Itajaí


Veja agora mesmo!

Mulher por trás do bar: Zenaide conta histórias e quais são os clientes que batem cartão no local:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo