Hospital de Blumenau receberá homenagem no Senado por completar 100 anos

Homenagem acontecerá nesta segunda-feira

O Senado irá celebrar na segunda-feira, 13, em sessão especial, os 100 anos de atividades do Hospital Misericórdia de Blumenau, localizado no bairro Vila Itoupava. Conhecido como Hospital da Vila Itoupava, a instituição alcançou o centenário em 22 de fevereiro. O autor do requerimento da sessão foi o senador Esperidião Amin (PP).

História do hospital

Em 1923, o médico alemão Dr. Alfredo Hoess instalou seu consultório numa estrebaria reformada, que também servia para pequenas cirurgias. Naquela época, o distrito de Itoupava Rega Central, hoje Vila Itoupava, tinha aproximadamente mil moradores e era o centro dos limites dos municípios de Jaraguá do Sul, Pomerode, Massaranduba, Luís Alves e Gaspar.

“Por causa das grandes distâncias, reuniram-se lideranças da comunidade para planejar a construção de um hospital na região. Para percorrer a distância de Vila Itoupava até o centro de Blumenau, no hospital mais próximo, gastavam-se 4 horas de carroça e, de Massaranduba, precisavam de 12 horas de carroça”, afirma Amin.

O senador conta que após várias reuniões com os moradores, foi decidido fundar a Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava. Para arrecadar recursos, foram emitidos títulos de contribuição nos valores de 50.000 réis e 100.000 réis, que correspondiam ao valor de uma vaca leiteira.

Segundo Amin, em 1923 a construção do hospital começou. Em estilo enxaimel, que existe até hoje, tombada pelo Patrimônio Histórico de Blumenau e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre a entidade

A entidade é administrada pela Associação Hospitalar Beneficente Misericórdia de Vila Itoupava, sem fins lucrativos. O hospital atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência em saúde mental e cirurgias de baixa e média complexidade.

O hospital mantém serviços de anestesiologia, cirurgia plástica e estética, cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, cirurgia de varizes, otorrinolaringologia, proctologia, ginecologia, exames de imagens e pronto atendimento.

Amin afirma ainda, no requerimento, que a instituição tem recebido bastante investimento para modernização dos equipamentos.

Fonte: Agência Senado


– Assista agora:
Heiko Grabolle fala sobre início na gastronomia e qual prato não come

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo