Hospital Santa Isabel inaugura novo Ambulatório de Transplantes para Blumenau

Além da ampliação nos atendimentos, estrutura traz mais conforto e modernidade para os pacientes

Os pacientes que são atendidos nos Ambulatórios de Transplantes do Hospital Santa Isabel contam com novo espaço para atendimento a partir de sexta-feira, 29 de novembro. Com 300 m² e anexo ao estacionamento do hospital, o novo ambulatório possui consultórios médicos, sala de coleta, banheiros adaptados, ampla recepção e local exclusivo para atendimento da Equipe Multidisciplinar.

As melhorias trazem conforto e modernidade, além de expandir a capacidade de atendimento aos pacientes na fila de transplante ou já transplantados, mensalmente, mais de 300 pacientes passam por acompanhamento. O Hospital Santa Isabel realiza os transplantes de rim, fígado, coração, córneas, pâncreas e pâncreas e rim conjugado.

Além da estrutura física, o Ambulatório de Transplantes também facilita o acesso dos pacientes aos serviços oferecidos pela Equipe Multiprofissional que, além de Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros, também é formada por Médicos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Assistente Social, Farmacêuticos, profissionais de Administração e Apoio.

“Esta é a equipe que está presente durante todo o processo de transplante dos nossos pacientes. O trabalho é baseado no acolhimento, avaliação, preparo, enfrentamento emocional, procedimento cirúrgico e cuidados após a cirurgia. Cuidamos do paciente desde quando ele realiza sua 1ª avaliação ambulatorial, todas etapas do pré transplante, ingresso na fila de espera até o dia em que recebe alta hospitalar, e continua durante o pós-transplante de acordo com a necessidade de cada um”, afirma Saulo Mengarda, Diretor Geral do Hospital Santa Isabel.

Médico homenageado

O ambulatório leva o nome do Dr. Joarês Luiz Nogara, médico referência em Santa Catarina, falecido em 2021. Ele é um dos fundadores do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel, atuou como chefe de Clínica Médica e Gastroenterologia, foi Diretor Técnico e um dos responsáveis pela implantação do Serviço de Transplantes de Fígado da instituição.

Dr. Joarês Luiz Nogara

História dos transplantes no Hospital Santa Isabel

O serviço de transplantes de órgãos no Hospital Santa Isabel começou na década de 1980, com transplante renal. Ao longo dos anos 2000, aconteceram os demais procedimentos. Em 2016, o Hospital Santa Isabel foi reconhecido como o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado no Brasil. Em 2017, eleito o Melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2019, recebeu o mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos do estado. Em 2022, atingiu a marca de 2 mil transplantes renais. Em setembro do mesmo ano, ultrapassou 4 mil transplantes ao todo e foi o 4º hospital brasileiro com o maior número de transplantes de fígado realizados.

Leia também:
1. Receita de Blumenau disputará concurso da melhor cuca do Vale do Itajaí
2. Prefeito Mário Hildebrandt receberá título de cidadão blumenauense
3. Saiba quem é o novo presidente da Plasvale, empresa de Gaspar gigante no mercado de plásticos
4. Jovem de Ituporanga morre em acidente de trânsito na Itália e família pede ajuda para trazer cinzas da vítima
5. Pesquisadores da UFSC Blumenau criam tecido que repele mosquito da dengue e projeto capta quase R$ 1 milhão em investimento


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo