X
X

Buscar

Idoso morre em queimada no Médio Vale do Itajaí

Nesta quarta-feira de calor histórico, os bombeiros atenderam 23 ocorrências de incêndios florestais na região

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar atendeu 23 ocorrências de incêndios florestais em seis cidades da região nesta quarta-feira, 12, dia de calor histórico em Blumenau. Uma delas, em Benedito Novo, acabou em morte.

Segundo informações de familiares aos bombeiros que foram até o local, na rua Camboriú, Ingo Wetzel, de 67 anos, ateou fogo em uma pilha de toras de madeira, em uma área de reflorestamento de eucaliptos, próximo à casa onde vivia. Com o tempo seco, ele teria perdido o controle das chamas, que se espalharam rapidamente.

Suspeita-se que, na tentativa de tentar apagar o incêndio que havia provocado, o homem teria desmaiado por inalação de fumaça e o fogo o atingiu. Quando os socorristas de Benedito Novo chegaram, o corpo já estava carbonizado.

Eles apagaram o incêndio com o uso de batedores, já que o caminhão não conseguia ter acesso ao lugar. O trabalho durou pouco mais que duas horas, terminando no início da noite. O Instituto Geral de Perícias de Blumenau buscou o corpo. A Polícia Militar de Benedito Novo também atendeu a ocorrência.

Número de queimadas ocorridas na região nesta quarta-feira:

Gaspar: 7
Timbó: 3
Blumenau: 6
Benedito Novo: 3
Rio dos Cedros: 1
Brusque: 3

Como evitar queimadas

O aumento no número de incêndios florestais no Vale do Itajaí ocorre normalmente entre novembro e fevereiro, quando o tempo seco, a vegetação desidratada e a umidade relativa do ar mais baixa podem transformar rapidamente uma fagulha em labaredas.

O Capitão Filipe Daminelli, do Corpo de Bombeiros de Blumenau, ressalta que não se deve utilizar o fogo para limpar terrenos, queimar lixo e fazer fogueiras.

“São ocorrências que podem ser evitadas, demandas que sobrecarregam desnecessariamente as equipes de trabalho, bem como prejudicam aqueles que realmente necessitam ser atendidos”, enfatiza.

Os donos de terrenos baldios devem manter o mato sempre cortado. A vegetação alta contribui para a propagação do fogo, já que fica seca com a falta de chuva.

Outros vilões importantes são as pontas de cigarro e lixos como alumínio e vidro. Esses dois materiais quando entram em contato com os raios solares aquecem a ponto de causar um princípio de incêndio.