X
X

Buscar

Idosos de Blumenau com 75 anos ou mais já podem agendar vacinação para este fim de semana

Estratégia é imunizar 100% da população entre 75 e 79 anos neste mutirão

O agendamento da vacinação para idosos com 75 anos ou mais foi reaberto nesta sexta-feira 19. O município recebeu 2.255 doses para este público. O atendimento será realizado no Setor 1 do Parque Vila Germânica neste sábado e domingo. O horário de atendimento será ampliado das 8h às 22h.

O agendamento da vacina pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que terá horário ampliado até às 22h para garantir o atendimento das agendas de vacina. O aplicativo Pronto Mobile passa por uma atualização de versão e não estará disponível neste agendamento.

Somente serão vacinadas somente pessoas com agendamento. O processo pode ser feito por um familiar ou responsável pelo idoso, mas vale ressaltar que o número de vacinas disponível é limitado.

Caso as doses terminem, uma nova data será disponibilizada assim que o município receber nova remessa. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

A expectativa é de que, com essa nova remessa, a cobertura vacinal para o público entre 75 e 79 anos chegue a 100% em Blumenau. De acordo com a previsão do Ministério da Saúde, de disponibilizar mais doses para os municípios, novos públicos devem ser contemplados nas próximas semanas.

Vacinação de pessoas acamadas

Pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas e não conseguem se locomover também podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2).

As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa. Equipes das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão fazendo um trabalho de busca ativa para identificar e agendar a aplicação da vacina neste público.

Central de Vacinação terá estrutura reforçada

Além de ampliar o horário de atendimento no sábado e domingo, dias 20 e 21, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) também vai reforçar a estrutura da Central de Vacinação. A secretaria vai colocar mais profissionais na recepção e vai aumentar para nove, o número de equipes aplicando as vacinas. Com isso, a capacidade de aplicação das vacinas será de até 1.800 por dia, no fim de semana. Já considerando as doses que foram agendadas na última quinta-feira, dia 18.

Doses na região

O Médio Vale do Itajaí recebeu 7.364 doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira, 19. O objetivo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) é que todos idosos entre 75 a 79 anos estejam vacinados neste fim de semana.

As remessas atuais enviaram também doses para população entre 70 e 74 anos. A recomendação é que a imunização seja iniciada entre idosos de 74 , em seguida 73 e assim por diante.

“Para o maior alcance da campanha, é fundamental que os municípios promovam diferentes estratégias de vacinação a partir do recebimento das doses, de forma a evitar aglomerações, ao mesmo tempo em que buscam vacinar o maior número possível de pessoas. As medidas de prevenção devem ser mantidas, como não esquecer de usar a
máscara e respeitar o distanciamento social”, reforçou a Dive em nota.

Em Indaial, a prefeitura já confirmou que realizará a ação no Sais no sábado e domingo, das 8h às 13h, sem necessidade de agendamento. Os idosos terão de apresentar o Cartão do SUS, documento com foto e preferencialmente carteirinha de vacinação.

Ao todo, são 73.700 para toda Santa Catarina. Estas doses estavam armazenadas no estado desde a última quarta-feira. A outra metade já havia sido encaminhada entre os dias 17 e 18 de março. A previsão é que o estado receba nova remessa de doses no fim de semana.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube