IFC Blumenau abre 140 vagas para cursos técnicos gratuitos

A seleção será por meio de prova, com 30 questões de múltipla escolha

IFC Blumenau abre 140 vagas para cursos técnicos gratuitos

A seleção será por meio de prova, com 30 questões de múltipla escolha

Redação

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas para os cursos técnicos de ensino médio integrado. No IFC Campus Blumenau são ofertadas 140 vagas, divididas entre os cursos de Informática e Eletromecânica. As inscrições vão até 10 de setembro e devem ser feitas neste site. Podem participar do processo seletivo aqueles que já concluíram o ensino fundamental ou que irão concluir até janeiro de 2020.

A taxa de inscrição é de R$ 25, mas há a possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, para aqueles que tenham renda bruta de até meio salário-mínimo per capita ou renda familiar bruta total de até três salários-mínimos. O pedido de dispensa do pagamento vai até 23 de agosto.

O curso técnico integrado permite ao aluno estudar disciplinas do ensino médio – como biologia, geografia, história e português – ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica.

No caso de Eletromecânica, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, desenho técnico, metrologia, entre outras. Já em Informática, o aluno aprenderá programação, desenvolvimento web, engenharia de software, etc. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos no IFC (manhã e tarde).

A seleção será por meio de prova, com 30 questões de múltipla escolha, que ocorrerá no dia 24 de novembro. A prova tem como base o conteúdo programático do ensino fundamental, e está dividida nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os aprovados vão iniciar as aulas em fevereiro de 2020. Para saber mais sobre o processo de seleção, os cursos e as vagas dos outros campi, o interessado deve conferir o Edital.

Ações Afirmativas (cotas)

O processo de seleção reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública; e subdivide essa categoria, avaliando critérios socioeconômicos e raciais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência, e, em alguns campi, para oriundos da agricultura familiar.

Caso o candidato tenha dúvidas a respeito das ações afirmativas (cotas), pode responder o quiz do IFC (disponível aqui), para saber em qual delas deve se inscrever. Também pode assistir aos vídeos explicativos sobre as cotas, disponíveis aqui.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo