+

IFSC Gaspar realiza mutirão para atendimento e vacinação de pessoas migrantes e refugiadas

Mutirão serve para auxiliar com documentação no Brasil

Nesta sexta, 25, e sábado, 26, será realizado um mutirão para atendimento de pessoas migrantes e refugiadas moradores de Gaspar e Blumenau. A atividade tem o objetivo de contribuir para o acesso da população migrante e refugiada à documentação no Brasil.

Os atendimentos serão realizados no IFSC Câmpus Gaspar, que fica na rua Adriano Kormann, nº 510, no bairro Bela Vista, no período da tarde, das 13h30 às 17h30, todos por agendamento prévio.

Auxilio e vacinação

Equipes técnicas e voluntários treinados vão auxiliar no preenchimento de formulários, emissão de declarações e conferência da documentação necessária para que migrantes refugiados possam agendar atendimento na Polícia Federal, que é o órgão responsável pela emissão dos documentos.

Na sexta-feira, a população migrante e refugiada poderá também se vacinar contra diversas doenças e tirar dúvidas sobre direitos básicos, como acesso à saúde, educação, trabalho e assistência social, diretamente com as equipes das secretarias municipais.

Estarão presentes as equipes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Sine, Defesa Civil, Secretaria de Educação e setor de Habitação de Gaspar. Do município de Blumenau, estará presente a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Mutirão

O mutirão faz parte das ações do projeto Integra que está sendo implementado pela ong Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público Senajus N° 01/2021.

O evento está sendo promovido em parceria com o Câmpus Gaspar do IFSC, as prefeituras de Gaspar e Blumenau, a agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Organização Solidária pela Integração e Desenvolvimento dos Imigrantes no Brasil (OSIDI-BR).

Além de abrigar o evento, o Câmpus Gaspar está disponibilizando ônibus para que migrantes e refugiados cheguem até o local. Servidores e estagiários do instituto irão apoiar na realização das atividades durante os dois dias de mutirão.

Círculos de Hospitalidade 

A Círculos de Hospitalidade é uma organização de sociedade civil com sede em Florianópolis e atuação nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Desde 2015, a ong  realiza projetos nos âmbitos educacional, socioeconômico e cultural com a intenção de facilitar e humanizar o processo de integração de comunidades refugiadas e imigrantes às sociedades de acolhida.

Leia também:

1. Polícia Civil revela causa da morte de adolescente em estábulo em Pomerode
2. Copa do Mundo: Brasil estreia contra Sérvia nesta quinta-feira; veja prováveis escalações e como assistir
3. VÍDEO – Incêndio atinge apartamento no bairro Velha, em Blumenau
4. Blumenau tem mais de 110 mil pessoas com nome sujo por inadimplência
5. VÍDEO – Suspeito de furtar supermercado de Blumenau diversas vezes é preso

– Assista agora:
Gustavo Bardim conta como é a vida na escola após vencer The Voice Kids

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo