Imagens mostram aglomeração em frente a bar de Blumenau; PM e secretaria de Estado de Saúde divergem sobre tema
Nas imagens, é possivel ver pessoas aglomeradas e sem máscara em frente ao bar, apesar das restrições de distanciamento social
Na noite desta quinta-feira, 1, imagens registraram aglomeração na frente do Curt Wine & Bar, estabelecimento localizado na rua Curt Hering no Centro de Blumenau. As fotos mostram pessoas aparentemente desrespeitando o distanciamento social e sem o uso de máscaras. Elas estariam na parte da frente do estabelecimento, e não dentro.
Segundo os administradores do comércio, existe uma quantidade limitada de pessoas por mesa. “Estamos atendendo com 50% de nossa capacidade”, afirma a administração do local.
Nas imagens, é possível ver uma viatura da Polícia Militar ao fundo. Em nota, a polícia afirma que esteve no local às 00h35 para atender a uma ocorrência de som alto.
Sobre a falta no uso de máscaras, a assessoria informa que como as pessoas estavam consumindo alimentos e bebidas estavam autorizadas a não utilizar a proteção. “As atuais regras da pandemia emitidas pelo governo do estado não estabelecem mais qualquer limite de capacidade de clientes em restaurantes/bares. Segue, portanto, a regra descrita no alvará de funcionamento”, diz a assessoria com relação à aglomeração no local.
Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde discorda do posicionamento da PM, afirmando, por meio da assessoria, que “esse tipo de aglomeração não está permitida conforme a Portaria 658. Tanto a polícia quanto a Vigilância Sanitária têm todo o poder de intervir. Está bem claro.”
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade está sob os decretos estaduais, portanto o trabalho de fiscalização deveria ser da PM.
O Curt Wine Bar já havia sido até proibido pela Justiça de reabrir depois de descumprir medidas sanitárias, ainda em julho.