Impacto nas vendas: comerciantes de Blumenau relatam dificuldades sem redes sociais

Comunicação com clientes ficou limitada ao telefone

Nos dias atuais, quase toda comunicação com os clientes é feita via redes sociais. Divulgando produtos no Instagram, tirando dúvidas pelo Facebook e fazendo vendas pelo WhatsApp. Com a queda das redes, muitos comércios registraram uma consequente queda nas vendas.

Na Floricultura Garcia Garden as vendas só estão sendo possíveis por meio do telefone e do atendimento presencial. Isso fez com que menos arranjos e produtos fossem vendidos nesta segunda-feira, 4, já que muitos não gostam de usar o telefone, como aponta a administradora do negócio.

“Sem as redes não dá para entrar em contato com os clientes. Se ficamos sem luz ou telefone, avisamos pelo WhatsApp. É o meio de comunicação mais rápido e barato. Sem expectativa de quando vai voltar, fica muito difícil”, conta Cleonice Bohrer.

Para a empreendedora Débora Michalak, que criou a marca de roupas Saí do Casulo junto da mãe Zeli, o impacto foi forte. Como a maior parte das vendas do site vêm do Instagram, que é a principal vitrine da loja, nenhuma peça foi comprada neste período.

“Hoje, apesar de usarmos e-mail como uma forma de marketing e comunicação com as nossas clientes, o Instagram continua sendo a melhor forma para conversão em vendas. A imagem cria o desejo, o anúncio cria o desejo, tanto para novas clientes, quando para clientes assíduas. A dica é: tenha o e-mail dos seus clientes, assim você terá uma base que é sua”, conta.

Delivery só por aplicativo

Nos estabelecimentos alimentícios, o que salva as vendas é a praticidade que muitos veem em usar aplicativos como o iFood. Entretanto, isso não impede que o faturamento seja afetado. Na tradicional pastelaria blumenauense Carmen, a queda foi sentida.

“Algumas pessoas só pedem pelo WhatsApp e não costumam ligar. Hoje em dia poucas pessoas gostam de falar no telefone. Perdemos alguns clientes, mas não foi tão brusco porque temos outros meios”, conta Alice Santos.

Já em restaurantes onde o cardápio varia, a principal opção de divulgação dos produtos acaba sendo o Instagram. No Vegetecera, localizado no Centro de Blumenau, o único alívio foi o horário que o problema afetou as plataformas.

“Como até 13h recebemos a maioria dos pedidos de almoço, conseguimos manter o movimento. Mas se tivesse sido mais cedo teríamos perdido o dia, seria desastroso. São nesses momentos que percebemos como dependemos das redes. Agora estamos esperando voltar”, desabafa o proprietário Eduardo Jardim.

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