Impasse entre pizzaria e Prefeitura de Blumenau dificulta coleta e gera lixo espalhado pela via

Rejeitos espalhados na calçada geraram problemas também para os vizinhos

Uma mudança na localização dos contêineres de lixo da rua Alfredo Hering está causando transtornos aos funcionários e moradores próximos da Catedral da Pizza, tradicional restaurante de Blumenau, nos últimos dois meses. Os meios de coleta que ficavam em frente à pizzaria foram movidos para o fim da rua, a quase 100 metros do endereço.

“Como vou sair meia-noite após fechar a casa e levar sacos pesados até o fim da rua? Não tem lógica. Por anos e anos tive aqui na frente. Não bastasse limpar tudo lá dentro, agora temos que esfregar a calçada também”, relatou uma trabalhadora do local que preferiu não ser identificada.

Localização do contêiner antes da mudança:

Foto: Google Street View/Reprodução

Segundo a responsável, no primeiro dia que percebeu os contêineres no fim da rua, achou que se tratava de um engano e os moveu de volta para frente da pizzaria. Porém, na manhã seguinte, eles estavam de volta ao outro local. A “briga” durou três dias, até que a pintura no novo espaço registrasse a alteração.

“Aí eu sabia que não podia mais tirar. Mas quando tento cobrar a prefeitura, eles apenas dizem que é pra levar até o fim da rua, mas é inviável”, ressalta a gerente. Entretanto, a prefeitura alega que a responsabilidade da coleta é da empresa, e não do município.

Contêiner fica no fim da rua sem saída. | Foto: Alice Kienen/O Município Blumenau

Ainda de acordo com a pizzaria, anos atrás, um depósito de lixo que havia sido construído pela empresa foi derrubado a pedido da prefeitura. O local deu espaço aos contêineres de lixo, mas ainda é possível observar os escombros no muro.

Alice Kienen/O Município Blumenau

Os funcionários relatam que, de início, os sacos de lixo deixados na calçada não causavam transtorno. Com o tempo, catadores começaram a revirar os sacos e a sujeira era pequena. Porém, atualmente, os sacos são levados enquanto os rejeitos são deixados na calçada.

“Precisamos ajuntar tudo e esfregar pra não gerar multa, sem contar o mau cheiro que fica e a limpeza que precisamos entregar aos clientes”, conta.

Um vizinho do local relatou o fato à reportagem e também cobrou explicações, tanto da empresa quanto das autoridades.

Prefeitura defende que responsabilidade pela coleta de lixo é da empresa

De acordo com a legislação municipal, a coleta de resíduos para grandes geradores é de responsabilidade da empresa. Ou seja, o uso dos contêineres seria apenas para lixo residencial ou de pequenos negócios.

“O estabelecimento gera muito mais de 200 litros de resíduos e por isso é considerado grande gerador. No final de semana chegam a gerar 1 mil litros. Portanto, conforme a Lei, eles precisam contratar uma empresa para dar o destino final”, reforçou o Samae, responsável pela coleta.

Alice Kienen/O Município Blumenau

O serviço também destacou que, além da destinação correta, a contratação de empresas para coleta de lixo por parte de grandes geradoras também é importante para o meio ambiente.

“Por meio da implementação de práticas de gestão de resíduos eficientes, é possível reduzir custos associados ao descarte inadequado, multas por infrações ambientais e até mesmo encontrar oportunidades de recuperação de materiais recicláveis, gerando receitas adicionais”, adicionou o Samae.


Assista agora mesmo!

Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo