Hoje em dia, nosso estilo de vida nos leva a ficar debruçados sobre a mesa por várias horas e não prestar atenção à postura em diferentes partes do dia. Na maioria dos casos, o que deriva desse hábito são as dores musculares e atitudes escolióticas, deformações laterais da coluna vertebral, que pode apresentar na forma de C ou S. Esses problemas também podem levar a complicações reais conhecidas com escoliose , cifose e lordose, bem como assimetria do quadril e assim por diante.

Praticar yoga ajuda a reconhecer a postura correta e a corrigir desalinhamento na coluna. A prática pode corrigir quaisquer problemas que afetam a coluna e os membros do corpo. Uma dica para quem está começando a praticar yoga é utilizar tapete de yoga com alinhamento, pois o desing ajuda no posicionamento correto dos pés e mãos nas posturas de yoga.

Nos países de origem, a correção postural é uma consequência da própria disciplina que, se realizada de forma consistente, pode dar excelentes resultados em pacientes adultos e idosos e até mesmo em crianças. No Ocidente, de onde o yoga foi importado, os mestres deram origem a sessões específicas de yoga para corrigir problemas de postura.

Yoga para dor nas costas

Essas posturas de yoga ajudam a aliviar dor nas costas de uma forma suave, mas ao mesmo tempo fortalece a coluna vertebral, membros superior e inferior.

Postura da montanha

 

Embora esta posição possa aparentemente não ser útil para dores nas costas, é exatamente o oposto. A posição da montanha dá consciência a quem pratica, permitindo que você ouça o seu corpo de forma meditativa e  profunda.

Praticando este asana, é possível entender quais são os pontos dolorosos e agir de acordo com o seu fortalecimento. A postura da montanha é feita em pé, distribuindo o peso sobre os dois pés. Os braços devem estar relaxados e os olhos fechados para que se tenha atenção total à posição da pelve, ao tônus ​​muscular e às possíveis dores localizadas na região torácica ou lombar. Este asana é meditativo, portanto, serve como base dos exercícios de yoga para dores nas costas, pois aumenta a concentração e permite corrigir atitudes posturais incorretas.

Postura do gato e da vaca

 

É um dos asanas mais benéficos para a coluna. A posição da vaca e o gato é implementada inicialmente mantendo a posição da vaca, ou seja, colocando os joelhos no chão e permanecendo em quatro apoios, com os braços paralelos e as pernas ligeiramente afastadas na altura dos quadris. Agora você deve inspirar arqueando as costas para baixo o máximo possível, trazendo a cabeça para trás e, expirando, arqueando as costas para cima, abaixando a cabeça e levando o queixo o mais próximo possível do peito.

O movimento é contínuo , a fim de realizar movimentos de arqueamento benéficos que estimulem a região da coluna e tonifiquem a região lombar tornando-a mais forte e resistente.

Postura da meia lua

 

A torção da cintura é benéfica para dores nas costas, pois permite alongar os braços e relaxar profundamente a região clavicular. Da posição da montanha que descrevemos é necessário erguer os braços para o céu e mantê-los perfeitamente alongados e paralelos. Segure com firmeza o pulso da mão oposta e inspire profundamente para esticar todo o tronco para um lado.

A posição é então repetida do outro lado para permitir um certo bem-estar na coluna. Entre os exercícios de yoga para dores nas costas, este é o mais ativo porque envolve a pelve e a parte superior das costas. Além de alongar os braços e tonificar as pernas.

 

Hoje em dia é possível encontrar bons profissionais que associam os asanas da tradição do yoga com exercícios próprios da fisioterapia normal, principalmente no caso de importantes processos de reabilitação e cura de acidentes que comprometeram a postura física correta.

O yoga postural explora conscientemente os reflexos neuromusculares em que o paciente pode encontrar benefício imediato para torcicolo, cervicalgia e para qualquer problema relacionado à dor nas costas desde as primeiras sessões.

Aula individual de yoga pode ser muito útil nesses casos, pois permite avaliar quais são as condições físicas, os pontos em que a dor é sentida e as causas dessas condições. Um professor qualificado será capaz de analisar a situação e propor um caminho de cura dedicado à prática de certos asanas, que será seguido por um processo correto de respiração e relaxamento final. Proporcionando o bem-estar físico, serenidade e alívio de dores crônicas.

Também é importante lembrar que o Yoga é uma disciplina que promove o alongamento muscular e o fortalecimento, evitando o risco de entorses e luxações.