Inauguração de nova ponte do Distrito do Garcia é marcada por anúncio de novos investimentos em Blumenau
Estrutura que liga as ruas Anchieta e Paulo Scheidemantel foi nominada como José Klock
Mais uma ligação viária está disponível a comunidade da Região Sul de Blumenau. A nova ponte denominada José Klock, construída entre as ruas Anchieta e Paulo Scheidemantel, no Distrito do Garcia, foi oficialmente entregue pelo prefeito Mário Hildebrandt, nesta quinta-feira, 7.
A estrutura se torna mais um elo para conexão entre os principais eixos do Distrito do Garcia, os corredores de serviço, as ruas Amazonas e Hermann Huscher. A nova ponte acabará por auxiliar nesta ligação, dividindo o fluxo de veículos que hoje acaba por utilizar a Rua Antônio Zendron, ou mesmo a Rua Capinzal.
Na ocasião, o prefeito Mário aproveitou a oportunidade para anunciar novos investimentos para a comunidade. Uma nova galeria de drenagem será realizada para complementar a galeria implantada durante a construção da ponte. “Trata-se de um antigo pleito dos moradores, que estamos conseguindo viabilizar. O projeto está concluído e nas próximas semanas damos início ao processo licitatório para execução da obra”, destaca Mário Hildebrandt.
Outra novidade, anunciada pelo prefeito, foi a implantação de uma nova praça no terreno adjacente à Ponte José Klock. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), um projeto está sendo elaborado para contemplar e para criar mais uma área de lazer para os moradores da região.
A ponte entre as ruas Anchieta e Paulo Scheidemantel recebeu um investimento da Prefeitura de cerca de R$ 3,5 milhões, com recursos viabilizados por meio de uma emenda parlamentar, do ex-senador da República, Dalírio Beber, do Orçamento Geral da União (OGU).
A nova estrutura dispõe de 48 metros de comprimento e 15,80 de largura. Além da Ponte José Klock, o ato também marcou a entrega da recuperação asfáltica das ruas Antônio Zendron (trecho inicial), Independência, Léo Deschamps e Anchieta.
O homenageado
José Klock nasceu em 21 de novembro de 1907 no município de Gaspar. Casou-se em 1932 com Maria Clara da Silva. Do matrimônio, resultaram 12 filhos e 29 netos. No início da década de 50, mudaram-se para Blumenau: trouxeram a casa desmontada e recomeçaram a vida na Rua Espírito Santo, no bairro Garcia.
Na comunidade, Zé Klock, como era carinhosamente conhecido, tornou-se uma importante liderança. Zelava pelo bem público, principalmente pela preservação do meio ambiente. Na década de 70, com o surgimento do Centro Comunitário Antônio Zendron, trabalhou pela manutenção e limpeza das instalações.
Assista agora mesmo!
No bar da Zenaide, Sargento Junkes bate papo com o protetor animal Diogo Orsi: