Incêndio na região central de Blumenau atingiu área de 25 mil metros quadrados
Área do Parque São Francisco não foi atingida pelas chamas, mas Faema vai fazer voos com drone para avaliar impactos no entorno
O Corpo de Bombeiros de Blumenau fez na tarde desta terça-feira, 11, um sobrevoo para dimensionar a área atingida pelo incêndio na região central do município. Por meio do equipamento Hórus 11, estima-se que 25.092 metros quadrados foram afetados. O fogo começou por volta das 11h40min de segunda-feira, 10, e o último foco foi apagado pouco depois da meia-noite.
Segundo os bombeiros, isso representa 2,5% da área de aproximadamente 970 mil metros quadrados do Parque São Francisco de Assis e redondezas que poderia ter sido atingida.
Após análise de que o perímetro do Parque São Francisco de Assis não foi atingido pelo incêndio, a Faema planeja para os próximos dias um sobrevôo de drone e uma vistoria de guardas-parque e técnicos da Gerência de Unidades de Conservação na Área de Proteção Ambiental (APA) São Francisco de Assis. A medida tem como objetivo verificar eventuais danos à flora e fauna da área que protege o entorno do parque.
Nesta terça-feira, o Parque São Francisco de Assis funcionou normalmente. O espaço conta com aproximadamente 23 hectares, 150 espécies arbóreas identificadas e quatro trilhas. No local, já foram encontradas também mais de 110 espécies de aves e 41 de insetos, além de mamíferos e crustáceos.