Indaial 88 anos: como o esporte tem transformado a vida dos moradores e colocado cidade em destaque mundial

Município recebe título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2022 nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 21 de março, o município de Indaial completa 88 anos. A data também será marcada por outra grande vitória do município: o prefeito André Moser está na Itália e recebeu o título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2022, chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Unesco.

Foto: Aces Europe Annual Awards Ceremony/Reprodução

Com população estimada de 72.346 habitantes pelo IBGE em 2021, quase 15% dos moradores da cidade já passaram por um projeto que visa levar o esporte para as crianças e adolescentes e transformar o município: o Programa Semente.

Foi este trabalho conjunto entre as secretarias de Esporte, Saúde, Educação e Assistência Social do município que chamou atenção do Parlamento Europeu. Todas as escolas municipais e estaduais de Indaial integram o programa, que oferece quase 20 modalidades.

O município também promove práticas esportivas para cerca de 130 idosos, com o programa Desporto da Terceira Idade, e para pessoas com deficiência no Paradesporto. Tornando o exercício gratuito e conectando a população à saúde.

O Semente também possibilitou a criação do Bolsa-Técnico em Indaial, valorizando os profissionais da educação física. Atualmente quase 40 técnicos atuam como professores no programa.

Origem do programa

Coordenado pelo ex-atleta olímpico Ivan Maziero, mais conhecido como Macarrão, o Programa Semente teve início em 2017. Com quase 400 alunos apenas no Projeto Vale do Handebol na época, ele recebeu o desafio do então secretário de Esportes Márcio Moisés Selhorst para implantar o formato com as demais modalidades.

“Como já tínhamos históricos das escolas e dos espaços da cidade, começamos escolinhas em parceria com a Secretaria de Educação. Também já havíamos conversado com o Conselho Tutelar para entender os problemas nos bairros e focamos em modalidades mais disciplinadoras onde era necessário”, conta.

Macarrão competia como armador central e segue usando sua experiência para treinar equipes de handebol em Indaial e Blumenau – além da Seleção Brasileira Juvenil. Com duas medalhas de prata em Pan-Americanos no currículo, ele vê o esporte na infância como o melhor caminho para promover saúde e bem estar.

Antes da pandemia colocar uma pausa no programa, o Semente estava com cerca de 4,8 mil crianças participando nas 24 escolas municipais e estaduais. Cada uma ofereceria entre uma e três modalidades, possibilitando que os estudantes focassem em sua paixão.

As práticas oferecidas pelo programa são: Atletismo, Basquete, Bocha, Bolão 16 cm, Capoeira, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Kickboxing, Natação, Patinação, Skate, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Projeto Semente/Prefeitura de Indaial

Entretanto, com os investimentos advindos do título recebido pelo Parlamento Europeu, Macarrão planeja firmar parceria com outras federações e implantar novas modalidades. Entre eles estão skate, canoagem e badminton.

“O propósito é criar caminhos para que atletas consigam chegar onde eu cheguei. Valorizar o esporte de alto rendimento. E se não quiserem isso, que tenham a formação para serem bons cidadãos. Nossas políticas estão voltadas para ajudar as crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência”, ressalta.

Retorno pós-pandemia

Após um ritmo de adesão muito positivo que chegou até quase 5 mil alunos simultâneos, o programa teve que ser pausado por cerca de um ano por conta da pandemia. Atualmente, 2 mil estudantes estão sendo atendidos.

“Estávamos com um ritmo muito bom e agora tivemos que começar do zero. Fazer com que as crianças gostem do esporte. Estamos atuando bastante com a Educação, para que os professores de Educação Física instiguem os alunos a desenvolverem seus talentos”, comenta Macarrão.

A secretaria de Educação também está focada em melhorar a estrutura das escolas. Especialmente os ginásios e áreas desportivas. Uma nova arena multiesportiva também deve ser construída no município.

Um exemplo é o Centro Esportivo Bernardo Augusto Manzke Pisetta, inaugurado em agosto de 2021. O nome é uma homenagem ao indaialense de 14 anos que foi uma das vítimas do incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo.

Centro na data da inauguração. | Foto: Prefeitura de Indaial

“Por mim, faria cinco desses”, brinca Macarrão. “É o que promove saúde, educação e esporte. Melhorou muito nossa cidade e serve de exemplo para outras. A pandemia nos mostrou como isso fez falta para as crianças. E esse investimento precisa vir tanto da parte pública quanto privada”, enfatiza.

Transformações com o título europeu

Macarrão acredita que o título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2022 será muito importante para trazer visibilidade e investimento no esporte indaialense. O Programa Semente foi um destaque durante a visita e é parte importante da conquista.

“O esporte é apenas um pano de fundo para tudo que melhora em saúde, educação, turismo, meio ambiente… Agora podemos inscrever projetos por lei de incentivo para que tenhamos mais fundos”, comemora.

No início de março a prefeitura realizou uma reunião sobre propostas pedagógicas para 2022 e o coordenador esteve lá participou para estreitar os laços entre a educação e o esporte. Ele desenvolveu o dossiê Indaial – Esporte o Ano Inteiro, para enfatizar a importância da presença das atividades no município.

“Queremos o maior número de crianças praticando esportes. Queremos promover o bem estar de todo mundo e garantir que quem quiser consiga chegar ao nível competitivo. Investir em educação e saúde é uma economia para o município”, reforça.

Projeto Semente/Prefeitura de Indaial

“Se conseguirmos passar uma mensagem para essas crianças da importância de cuidar da saúde e viver bem, teremos mil problemas a menos no futuro. Assim como menos gastos resolvendo eles”, defende. “A própria educação que o esporte promove nessas idades, passa a ser um mecanismo de continuidade para que isso nunca pare e eles continuem cuidando de si mesmo e repassando isso para a família”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo