X
X

Buscar

Indaial 89 anos: como a cidade tem buscado se desenvolver e criar novos postos de trabalho

Cidade cresce cada vez mais e tem se tornado uma das maiores economias da região

A cidade de Indaial, que cresce cada vez mais e tem se tornado uma das maiores economias da região, está se esforçando desde o começo de 2023 para mudar o cenário de defasagem da empregabilidade.

Em comemoração aos 89 anos, que são celebrados nesta terça-feira, 21, a Prefeitura de Indaial organiza diversos eventos e atrações importantes para a cidade durante o mês inteiro. Entre elas, aconteceu o 3º Feirão de Empregos, que movimentou a participação de mais de 3,5 mil pessoas em um único dia. 

O evento reuniu 26 empresas de variados segmentos disponibilizaram vagas em distintos níveis de escolaridade: Albany; Altenburg; Bellota; Benex; Benvetex; Caravela Têxtil; Desenvolve RH; Fey Metalúrgica; Fort Atacadista; Geração Atitude; Grupo Gerar; Grupo Selecionar; Heros Consultoria; H-Fort; HJ Hering; Indapav; Ipel; Karsten, Malharia Indaial; Parado no Ar; Postes Indaial; Rede Top; Salgadinho Carambitos; Serpa Pré-Fabricados, Taschibra e Vila Germania Alimentos.

“Realizamos essa importante ação do poder público para fomentar a geração de empregos na cidade e também qualificar a mão de obra disponível nas empresas, fortalecendo a economia e renda das famílias. Fico feliz em poder criar essa conexão de oportunidades”, destaca o prefeito, André Moser.

Mudanças no mercado

Para a empresária, dona na Loja BYS e presidente da Câmara de Dirijentes Lojistas (CDL), Anna Carolina Gonçalves, 2022 foi um ano de muitas incertezas, tanto pela política quanto por ser o primeiro ano após o fim da pandemia da Covid-19. Por conta disso, o mercado sofreu com as movimentações, o que acarretou nas diversas demissões nas áreas comerciais. 

Segundo os dados do Caged, na área do comércio, foram contratadas 182 pessoas, mas ao mesmo tempo foram demitidas outras 238, o que deixou a área com um déficit de 56 vagas.

“Entendo que a movimentação tenha vindo pelo momento político de 2022, e entendo que algumas empresas tentaram se precaver de algumas notícias que acabaram circulando. Temos que entender que também viemos de uma grande pandemia, de um momento de recessão, então acredito que o empresário tomou essa decisão para se precaver, tomando medidas protetivas por conta dos cenários econômicos”, explica.

O mesmo aconteceu na área industrial, onde o número foi ainda maior. Nos 12 meses de 2022, as contratações somaram 132, já as demissões foram 512, deixando Indaial com um déficit de 380 vagas.

Para Rogério Patrício, empresário, proprietário da Imobiliária Mapa e presidente da Associação Empresarial de Indaial (Acidi), isso aconteceu devido às demandas de mercado e mudanças dos próprios trabalhadores e colaboradores. 

“Essa alta demissão e desligamentos aconteceu mais no terceiro e quarto trimestre de 2022. Foram ajustes e reajustes das empresas, mas grande parte dos desligamentos foram em relação a pessoas que trocaram de empregos, saíram de uma empresa e foram para outra, houve muito essa troca”, comenta. 

Além disso, o presidente explica que o mercado tem passado por muitas transformações desde o fim de 2022 e que isso influência nessa oscilação do mercado de trabalho. Para ele, alguns ramos, como o têxtil, vem sofrendo muitas mudanças e declínios, mas que isso é algo comum e acontece de tempos em tempos.

Ano novo, cenário novo

Apesar de todas as dificuldades, Indaial tem conseguido se mostrar resiliente. Em 2022, o município conseguiu se qualificar entre as 20 melhores cidades de Santa Catarina, além de que a Sala do Empreendedor, local destinado ao atendimento e facilitador dos processos de abertura de empresas, regularização e baixa e serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), foi a que mais realizou atendimentos no estado inteiro.

Além disso, o prefeito de Indaial, André Moser, afirma que a cidade tem trabalhado cada vez mais para capacitar os moradores para poderem se candidatar às empresas disponíveis.

“Estamos estimulando a sociedade a empreender e a se profissionalizar. Como órgãos públicos, nem sempre podemos fazer tudo, mas fazemos nosso principal papel de conectar as empresas e os trabalhadores, e capacitar eles também, para que quanto mais empresas entrem no município, mais tenham trabalhadores capacitados para preencher as vagas”, comenta o prefeito.

Para proporcionar uma qualidade de vida cada vez melhor para os moradores de Indaial, as instituições privadas e os órgãos públicos têm se juntado e trabalhado cada vez mais na capacitação e geração de empregos.

O presidente da Acidi, Rogério Patrício, explica que na área industrial há muitas vagas sobrando e que a maior dificuldade do ramo é conseguir mão de obra qualificada para preencher essas vagas. Devido a isso, em parceria com a prefeitura e com o Sistema S, que aborda o Sesi, Senai e Senac, a associação tem disponibilizado cursos gratuitos e de capacitação dos trabalhadores, para poderem preencher as diversas vagas.

O mesmo acontece na área comercial. Anna conta que em Indaial há um projeto chamado Qualifica Mais Indaial, também em parceria com a prefeitura, com o Senac e outras várias empresas e instituições, que disponibilizam cursos de curta duração para poder qualificar a mão de obra.

Além disso, a própria CDL disponibiliza cursos em diversas áreas como oratória, vendas, atendimento, vendas pelas redes sociais, para incentivar cada vez mais a ocupação das vagas disponíveis.

Reunião sobre o Qualifica Mais Indaial em 2022 | Créditos: divulgação

Apesar da existência de vagas, em contrapartida, há também o incentivo para que novas empresas se instalem no município e possam disponibilizar ainda mais oportunidades para os trabalhadores. O prefeito André explica que há um grande incentivo a novos empreendedores que querem abrir empresas na cidade.

“Uma pequena ideia pode virar um pequeno negócio. No primeiro mês é pequeno, mas daqui a alguns anos, com o incentivo certo, pode virar um grande empreendimento e essa pessoa que trabalhava sozinha, agora pode contratar outras para ajudar, gerando mais empregos. Por isso, a prefeitura tenta agilizar o processo burocrático da forma mais rápida. Hoje, em 24 horas, se não tiver impacto ambiental, você já pode abrir uma empresa e já tem o alvará de funcionamento”, explica.

Ele ainda mostra que, no município, há uma prova digital, que foi criada através da Secretaria de Planejamento de Indaial, onde é possível que empresa e microempreendedores, explanem um projeto empresarial, e em um curto espaço de tempo, já obtém a aprovação, para que cada vez mais empresas venham para a cidade, e ela cresça cada vez mais.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2022, para a presidente da CDL, Anna, o cenário tem mudado e demonstra que 2023 será um ano de muitas movimentações positivas no mercado. “Indaial é uma cidade que está se movimentando bastante e também está buscando inovações. Há projetos para estruturas comerciais, como se fossem shoppings, com inúmeras lojas locadas, que vão ajudar na movimentação dos empresários e vai atrair mais pessoas e empresas para o município”.

Rogério, presidente da Acidi, também tem pensamentos positivos para este ano. Para ele, mesmo com as demissões, o mercado já está se restabelecendo em 2023, e o cenário de empregabilidade é bom. “Nossa taxa de desemprego é muito baixa. Indaial é uma cidade que vem crescendo muito nos últimos anos, e vamos oferecer cada vez mais vagas e capacitação para os trabalhadores”.

Indaial completa 89 anos com muitas inovações e atrações. Nesta terça-feira, 21, inicia-se o Circuito Gastronômico, que segue até 23 de abril, com 11 restaurantes participantes, e a programação ocorre nas próprias casas, que desenvolveram pratos inéditos para o evento.

A cidade também está realizando reformas na estrutura da importante Ponte dos Arcos, um ponto histórico da cidade, além de diversas outras atividades que irão acontecer durante todo o mês de março.


– Assista agora:
Ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis, conta a história da primeira Oktoberfest e desafios das enchentes de 83 e 84