+

Indaial conquista prêmio nacional de excelência na categoria de saúde e bem-estar

Cerimônia aconteceu em Florianópolis

Na noite desta última terça-feira, 18, Indaial conquistou o primeiro lugar no pilar saúde e bem-estar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A honraria foi recebida pelo prefeito André Moser, que esteve na cerimônia em Florianópolis.

Indaial disputava com os municípios de Concórida e Timbó, no critério de população entre 30 mil e 100 mil habitantes. Este prêmio incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas e gestão pública,

Durante a cerimônia, o prefeito André Moser dedicou o prêmio a toda equipe de profissionais da Secretaria de Saúde e do Hospital Beatriz Ramos, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida dos indaialenses.

“Este é um trabalho coletivo e contínuo da equipe. Indaial também passou por grande evolução de investimentos, tanto na saúde primária, ampliando para 100% a cobertura de atendimento no município, bem como a intervenção do hospital, que estava prestes a ir a leilão, e hoje já recebeu modernização de sua estrutura e implantação de leitos de UTI”.

Após alcançar a primeira posição estadual, Indaial agora avança para a fase nacional. Em julho de 2024, uma cerimônia em Brasília reunirá gestores píblicos de todo o país para premiar as melhores cidades em seis pilares, de acordo com sua categoria populacional.

Sobre a avaliação

A avaliação do Prêmio é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila, que reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras. 72 indicadores são construídos com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Além de sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada um, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local.

O pilar Saúde e Bem-Estar, no qual Indaial venceu, contempla 13 indicadores: cobertura de atenção primária; expectativa de vida ao nascer; leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes; profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes.

Além de indicador sintético final Previne Brasil; taxa de mortalidade infantil; cobertura vacinal; desnutrição Infantil; morbidade hospitalar SUS; mortalidade por mil habitantes; óbitos por causas evitáveis; gasto por habitante em saúde por expectativa de vida; aplicação Saúde – mínimo constitucional.
Leia também:

1. Chrystian, da dupla com Ralf, morre aos 67 anos
2. “Bastante satisfeito com o resultado”: promotores do caso Jaguar comentam condenação de Evanio Prestini
3. Piloto blumenauense planeja evento da Porsche Cup em Blumenau
4. Entenda o que é a Vara Regional de Garantias que será instalada nesta quinta-feira em Blumenau
5. Moradores de SC são alvos de nova fase da operação Lesa Pátria que investiga atos de 8 de janeiro


Veja agora mesmo!

Pedra afrodisíaca? Beto Baby conta sobre momentos engraçados da juventude para Sargento Junkes:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo