X
X

Buscar

PM desmente informação de que assaltantes estão se passando por funcionários da vigilância sanitária em Blumenau

Após diversos compartilhamentos e até falsa confirmação de casos na cidade, polícia desmente situação

Em meio a um turbilhão de informações sobre o coronavírus em Blumenau e região, muitas informações falsas estão sendo compartilhada pelas redes sociais, principalmente o whatsapp. Uma delas foi a de que assaltantes estão se passando por funcionários da vigilância sanitária, para entrar nas residências e cometer um um roubo.

No principal áudio, uma mulher fala de casos em um condomínio. Já num segundo, citam a rua Padre Jacobs e o bairro Garcia, até com o atendimento da Polícia Militar. Porém, essa situação foi totalmente desmentida pela PM em Blumenau.

“Não há qualquer registro de ocorrência dessa natureza na nossa cidade. Tudo indica que é informação falsa, pois já tivemos conhecimento de áudios semelhantes em outras cidades/estados”, destaca o tenente Nicolas Vasconcelos.

Polícia Civil emite nota sobre o assunto

Confira a nota:

Acerca do áudio veiculado em redes sociais com o relato de crimes praticados por falsos agentes da Vigilância Sanitária que estariam ingressando em condomínios residenciais, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Blumenau esclarece que não houve qualquer comunicação de crime (boletim de ocorrência ou afim) noticiando tais fatos, razão pela qual se conclui que as informações constantes dos áudios são absolutamente falsas. 

De toda forma, é oportuno ressaltar que devem ser adotadas todas as medidas de cautela cabíveis ao receber pessoas em suas residências, questionando a identificação e solicitando credenciais do profissional.

No mais, é de extrema importância que se evite repassar fake news em redes sociais e que se procure a confirmação das notícias recebidas na imprensa confiável e com o Poder Público.

Secretaria de Saúde desmente áudio

Além das autoridades de segurança pública, a própria Prefeitura de Blumenau também em nota, destacou que o único trabalho externo é voltado para controle da dengue. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, esclarece que não está realizando visitas de inspeção, fiscalização, dedetização ou qualquer outra situação em condomínios e residências de Blumenau.

Apenas visitas já agendadas estão sendo realizadas neste momento pelos nossos órgãos.
Dessa forma orientamos a população só permita a entrada de servidores devidamente identificados com crachá”.

Correção

Até as 17h30 desta quinta-feira, 19, a matéria informava que não havia agentes de saúde da prefeitura nas ruas. Entretanto, a ação contra a dengue continua. O texto acima já está atualizado.