X
X

Buscar

Insatisfeitos, guardas de trânsito anunciam paralisação dos serviços durante Oktoberfest

Agentes vão cruzar os braços em pelo menos sete dias, que coincidem com dias de desfiles e festa na Vila Germânica

Associação da Guarda Municipal de Blumenau e Região (Asguard) anunciou nesta terça-feira, 1, que os agentes irão realizar ao menos sete paralisações em outubro por falta de cumprimentos de acordo pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb). A primeira paralisação será nesta quarta-feira, 2.

De acordo com o documento emitido e encaminhado a autarquia, os agentes da GMT irão realizar todo o expediente dos dias 2, 9, 15, 17, 23, 29 e 31 de outubro da sede do Seterb, na Rodoviária de Blumenau. As datas coincidem com dias de desfiles da Oktoberfest e noites da festa.

Eles destacam que não irão realizar as obrigações diárias, como por exemplo atendimentos de ocorrências de acidentes, realização de boletins de ocorrência, controle do trânsito, travessia de escolares, fiscalização, blitz e liberação de veículos do pátio.

Segundo a associação, as paralisações vão acontecer devido a uma série de acordos não cumpridos pelo Seterb, como não cumprimento da entrega do projeto de plano de carreira, cargos e salários prometido há 223 dias , não pagamento de periculosidade a agentes que andam de moto e suspensão do pagamento de insalubridade referente a ruído.

Posição do Seterb

O presidente da autarquia Marcelo Schrubbe afirma que irá realizar uma reunião com os agentes da GMT ainda nesta terça-feira, 2, para tentar contornar a situação.

“Vamos tentar explicar os critérios pra quem deve ou não receber os pagamentos de periculosidade e insalubridade, que é o que estão destacando como motivação”.

Ainda segundo o presidente, alguns dos pedidos dos trabalhadores já estão sendo providenciados, como itens de segurança do trabalho (coletes balísticos, toca, algemas e etc).

Sobre o plano de carreira, cargos e salários, Schrubbe conta que ainda não recebeu o projeto da comissão responsável por criá-lo e por isso não tem como dar os encaminhamentos necessários.

“A comissão é formada por funcionários do Seterb, entre eles agentes de trânsito. Quando eles me mandarem isso, vamos avaliar os termos e aí dar segmento na discussão”.