Desassoreamento no Salto do Norte é adiado por instabilidade do solo
Medida tem como objetivo garantir a segurança das pessoas envolvidas nas execuções
Os serviços de desassoreamento e limpeza do ribeirão Salto do Norte estão suspensos por tempo indeterminado. A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana tomou essa decisão por conta das fortes chuvas que atingiram Blumenau no último fim de semana e deixaram o solo encharcado.
No fim da semana passada, uma casa cedeu durante os trabalhos e fez com que uma máquina ficasse atolada na lama. Após o incidente, a Defesa Civil reconheceu o risco para os moradores de imóveis à beira do ribeirão e notificaram cerca de 40 famílias para que saiam de suas residências enquanto as máquinas estiverem próximas delas.
Segundo explica o secretário da pasta, Michael Schneider, novas análises deverão ocorrer ao longo dos próximos dias e os trabalhos serão retomados assim que as condições estiverem adequadas.
“O solo naquela região é muito argiloso, e as chuvas complicaram a situação. Então, tivemos que fazer essa pausa para a garantir a segurança das pessoas envolvidas nas execuções. Junto com a Defesa Civil, estamos avaliando a previsão do tempo para os próximos dias. Queremos retomar os serviços com a maior brevidade possível, mas precisamos que o terreno esteja estável”, afirma.
Pleiteado pela comunidade, o desassoreamento do ribeirão Salto do Norte tem como objetivo evitar a ocorrência de alagamentos em toda a sua extensão, inclusive no entorno das ruas Berta e Henrique Mette, mais atingidas pelas fortes chuvas recentes que caíram em Blumenau.