Instalações de GNV em Blumenau têm queda, mas motoristas de aplicativo sustentam mercado

Movimento em empresas é menor do que anos atrás, mas é salvo pelos profissionais de transporte

Instalações de GNV em Blumenau têm queda, mas motoristas de aplicativo sustentam mercado

Movimento em empresas é menor do que anos atrás, mas é salvo pelos profissionais de transporte

Jotaan Silva

Mesmo com o aumento no preço do gás automotivo registrado no início do ano, o combustível segue sendo vantajoso, segundo empresas especializadas. O rendimento maior e o valor ainda mais baixo que a gasolina faz com que aqueles que trabalham com carro, como motorista de aplicativos, taxistas e representantes comerciais sejam os maiores clientes das empresas que instalam o GNV.

Em um veículo que faz dez quilômetros por litro de gasolina, no gás ele pode fazer entre 12 e 14 km, mesmo custando menos. Contudo, também é necessário levar em consideração o valor de instalação, que gira em torno de R$ 3 mil a R$ 6 mil.

Em Blumenau, o mercado não vive os melhores dias. Edson Mendes, proprietário da Edgás, conta que o movimento é satisfatório, com média de 40 a 50 instalações por mês, mas não chega perto do que já foi o setor há alguns anos. Segundo ele, os motoristas de Uber e 99 são quem estão salvando o mercado.

“Não sei se o poder aquisitivo das pessoas diminuiu, mas entre 2007 e 2013, mesmo com 17 convertedoras aqui na cidade a gente tinha média de 100 carros instalados por mês. O pessoal instalava pra ir trabalhar, passear. Agora somos em bem menos e a média é menor. Os números ainda são bons, mas poderiam ser melhores”, comenta Mendes.

Para os postos de combustíveis que oferecem o abastecimento de gás os números são variáveis. Por ter um custo para disponibilizar isso aos clientes, é necessário ter mais movimento para obter lucros. O gerente de um posto da rede R4, Diógenes Elias Pereira, conta qu atualmente, principalmente por conta dos veículos de transporte, os números são bons.

“Como tem um grande giro de veículos com GNV, acaba tendo bastante movimento e isso é bom pra gente. Ainda mais que hoje em dia é importante das várias opções aos clientes”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo