Na Faculdade SENAI, o ensino vai muito além dos livros e da sala de aula. As atividades práticas não servem apenas para que os alunos cheguem ao mercado de trabalho com mais experiência. Elas também contribuem com as indústrias da região e reforçam a responsabilidade socioambiental da instituição.
Os projetos integradores desenvolvidos nos cursos de ensino superior conectam os estudantes e as empresas para que eles possam solucionar demandas reais. Dessa forma, os estudantes colocam a mão na massa. Além de trazer uma contrapartida social, cooperando com a comunidade.
“Com estas demandas vindas da indústria, conseguimos estar conectados com o que o mercado precisa e estimular o empreendedorismo e criatividade em nossos alunos”, afirmou a coordenadora da Faculdade SENAI Blumenau, Larissa Holler.
Alguns dos projetos desenvolvidos pela faculdade envolvem a adaptação de brinquedos do parquinho para pessoas com deficiência, uma cama que acopla uma cadeira de rodas para idosos com dificuldade de mobilidade e até mesmo um barco movido a energia solar.
Para o estudante de Engenharia Mecânica, Paulo Simplício, o projeto da qual fez parte destacou-se dos demais pois exigia que várias habilidades fossem relacionadas, o que contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. “A gente tinha que botar a mão na massa, cortar material, soldar”, relatou.
Tudo isso é possibilitado pela infraestrutura moderna da Faculdade SENAI. Os mais de 50 laboratórios de ponta são acompanhados por professores reconhecidos na região. A instituição também é conhecida por proporcionar experiências como esta, que contribuem para que quase todos os formandos saiam do curso com emprego garantido.