Integralismo e Nazismo em Blumenau são abordados em documentário
Ele será exibido no auditório da Sede Acadêmica do campus da UFSC Blumenau, nesta terça-feira, 7, às 19 horas
O filme documentário de longa metragem, “Anauê”, revê os tempos do Integralismo e Nazismo na região de Blumenau, em Santa Catarina. Ele será exibido em Blumenau, nesta terça-feira, a partir das 19h, no campus da UFSC Blumenau.
Com depoimentos de populares da região de Blumenau, historiadores, filósofos e sociólogos, o filme, ao tratar da história passada, visita o momento atual do Brasil e do mundo. Serão vários depoimentos intercalados com imagens e filmes de arquivo cuja narrativa em primeira pessoa conduz o espectador a este polêmico tema.
Zeca Pires trabalhou durante anos na pesquisa do documentário. O cineasta considera que o trabalho traz à luz uma discussão que não pode e não deve ficar sem provocação e considera pouco o que é encontrado na historiografia oficial.
Para Pires, “a exibição em Blumenau é muito especial, pois naquela região focamos nosso documentário, e para a minha pessoa e toda equipe é muito importante ver, entender e analisar a resposta do público dessa região”.
Anauê! teve o seu lançamento nacional na abertura do FAM 2017 (Florianópolis Audiovisual Mercosul), em junho, e recentemente foi escolhido para a Seleção Oficial 2017 do Cineramabc, festival de cinema que acontece em Balneário Camboriú.