Dentre todo o currículo escolar da Barão Internacional, o aprendizado dos estudantes vai além do idioma e da grade tradicional do ensino fundamental. A disciplina de Social-emotional Learning (SEL), que poderia ser traduzida como educação socioemocional, ensina as crianças a aprendem a lidar com as próprias emoções.
Denise Voltolini, coordenadora do programa, ressalta as inúmeras pesquisas comprovando a importância da inteligência emocional para a vida pessoal e profissional dos estudantes. “Essas crianças passam o dia todo na escola. Elas chegam de manhã e saem apenas no final do dia. Temos a responsabilidade de acolher e cuidar desses estudantes durante o período que estão aqui. Precisamos formar um cidadão integral, pensando além do cognitivo.”.
“Nas aulas a gente assiste muitos vídeos sobre Social Emotional Learning, a gente aprende sobre empatia e curiosidades sobre os nossos sentimentos. Teve até um dia que a gente assistiu uma parte do filme “Divertida Mente” e nós conversamos sobre alegria, tristeza, raiva… e nós também já tivemos várias aulas de meditação e yoga. A aula de Social Emotional Learning é uma das minhas preferidas”, diz Marina Juenge Graf – Grade 3.1