Intensa massa de ar frio deve trazer neve e geada a Santa Catarina

Várias regiões do estado poderão ter neve

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança da Argentina em direção ao sul do Brasil nesta segunda-feira, 16, provocando diminuição de temperatura. Conforme a Epagri/Ciram, essa é a primeira onda de frio de 2022, que vai manter as baixas temperaturas em Santa Catarina durante a semana, até sábado, 21, favorecendo a condição de neve, chuva congelada e geada.

Os meteorologistas da Epagri/Ciram confirmam a previsão divulgada na semana passada, que aponta a primeira neve do ano em SC ocorrendo entre esta terça-feira, 17, e madrugada desta quinta-feira, 19. As baixas temperaturas, de -1 °C a 5 °C, aliadas à elevada umidade do ar, trazem a combinação perfeita para a ocorrência do fenômeno.

E desta vez, além dos moradores do Planalto Sul, mais acostumados com a neve, quem mora em municípios altos do Extremo Oeste ao Meio-Oeste também pode se preparar para a possibilidade de presenciar o fenômeno nesta terça-feira.

Geada

A condição de geada fica para os dias seguintes, nesta próxima sexta-feira, 20 e sábado, 21, com temperatura mínima negativa nas áreas altas em boa parte do estado, quando a combinação será de temperatura baixa e baixa umidade do ar (tempo seco).

Ventos fortes

Além disso, a Defesa Civil estadual emitiu alerta para a ocorrência de rajadas de ventos de até 100 km/h, principalmente no Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis a partir da noite desta segunda-feira, 16, causadas por um ciclone que se aproxima da costa catarinense.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo