Inverno 2018 começa com expectativa de temperaturas pouco rigorosas para Blumenau
As chuvas de inverno podem acontecer com uma frequência um pouco menor que o esperado
Embora os catarinenses já venham sentindo os efeitos das baixas temperaturas há semanas, o inverno começou oficialmente na manhã desta quinta-feira, 21, mais precisamente às 7h07.
A previsão é de que massas de ar frio continuem a chegar ao longo dos próximos três meses, trazendo novas ondas de frio para Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, não está descartada a possibilidade de que tenhamos mais uma vez queda de neve e formação de geadas no Estado.
Pelo menos mais três ondas de frio intenso devem chegar ao Estado até agosto, segundo a Epagri/Ciram. Mesmo assim, o último boletim do órgão indicava que, na média, as temperaturas serão um pouco mais elevadas que o comum nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí.
Frio em Blumenau
A meteorologista do AlertaBlu, Francine Sacco, explica que é normal essa expectativa de ao menos três ondas de frio intenso para o inverno catarinense. Porém, ainda não há previsão para a chegada da primeira na cidade. Francine antecipa que nesta sexta-feira, 22, uma frente fria atingirá Blumenau, mas, sem muita força, o fenômeno deve causar um dia nublado com temperaturas entre 14 e 24ºC.
Logo em seguida, no fim de semana, o avanço de uma massa de ar seco e frio traz sol e temperatura na casa dos 10ºC ao amanhecer.
Clique aqui e confira a previsão para os próximos dias
As chuvas de inverno podem acontecer com uma frequência um pouco menor que o esperado. Junho e agosto costumam ser os meses com menor índice pluviométrico do ano em Blumenau, lembra a meteorologista.