Inverno de 2024 não deve ser tão intenso, prevê Defesa Civil de Santa Catarina
Inverno iniciou nesta quinta-feira
Com a chegada do inverno de 2024 no Hemisfério Sul, às 17h51min desta quinta-feira, 20, Santa Catarina se prepara para enfrentar uma estação com características climáticas diferentes. Segundo as informações da Defesa Civil, o evento de La Niña previsto para o final do inverno deverá impactar diretamente as condições meteorológicas de chuva e temperatura em Santa Catarina.
De acordo com a equipe de monitoramento da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, enquanto o litoral e áreas próximas, como o Vale do Itajaí, poderão registrar índices acima da média, as regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense devem manter-se com chuvas abaixo da média histórica.
Já as temperaturas do inverno catarinense prometem ser mais amenas do que o habitual. Embora ainda sejam esperados episódios de frio intenso, incluindo a possibilidade de geadas e precipitação invernal, espera-se que esses eventos sejam menos frequentes ao longo da estação.
Apesar do inverno ser característico de temperaturas baixas, a tendência é de condições menos extremas, mesmo assim há possibilidade de eventos meteorológicos severos, como ciclones e frentes frias. Eventos esses que podem resultar em chuvas intensas e requerem uma atenção contínua e preparo adequado por parte da população.
De acordo com a climatologia, a chuva média nos meses de inverno é a menor do ano em Santa Catarina, sobretudo nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e norte do estado, com valores mensais variando de 90 a 130 mm.
Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação oscila de 110 a 180 mm.
La Niña no final do inverno de 2024
A previsão climática indica a possibilidade de configuração de um evento de La Niña a partir do final do inverno. Além do El Niño e da La Niña, outros fenômenos que ocorrem no globo terrestre também impactam nos padrões de chuva e temperaturas no estado.
Em condições de neutralidade o inverno catarinense é menos chuvoso, porém em 2024 a tendência é que o cenário seja de chuvas próximas da média nas áreas litorâneas e abaixo da média entre o Grande Oeste e os planaltos.
Apesar disso, não se pode excluir a passagem de sistemas meteorológicos, como ciclones e frentes frias, que favoreçam eventos de chuva volumosa no estado.
Já com relação às temperaturas para a estação mais fria do ano, a previsão indica valores acima da média, ou seja, é esperado um inverno mais ameno, mas isso não exclui a chance de episódios de frio intenso, com ocorrência de geadas e precipitação invernal. No entanto, os eventos de frio intenso devem ser menos frequentes.
Leia também:
1. Chrystian, da dupla com Ralf, morre aos 67 anos
2. “Bastante satisfeito com o resultado”: promotores do caso Jaguar comentam condenação de Evanio Prestini
3. Piloto blumenauense planeja evento da Porsche Cup em Blumenau
4. Entenda o que é Vara Regional de Garantias que será instalada nesta quinta-feira em Blumenau
5. Moradores de SC são alvos de nova fase da operação Lesa Pátria que investiga atos de 8 de janeiro
Veja agora mesmo!
Pedra afrodisíaca? Beto Baby conta sobre momentos engraçados da juventude para Sargento Junkes: