X
X

Buscar

IPTU: dúvidas sobre o imposto podem ser solucionadas remotamente em Blumenau

Contribuintes podem solicitar atendimentos por telefone, WhatsApp ou ainda pelo site da Prefeitura

Contribuintes com dúvidas em relação ao carnê de IPTU 2022, ou que necessitem atualizar o cadastro, agora podem ser atendidos sem sair de casa. Este ano, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) da Prefeitura de Blumenau priorizou o atendimento remoto, disponibilizando canais de WhatsApp, e-mail, telefone e processo digital.

Os atendimentos ocorrem pelo telefone 3381-6847 ou 3381-6848, pelo WhatsApp (47) 99699-0946 ou pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br. O processo digital pode ser aberto por meio da Carta de Serviços, no site, pesquisando por IPTU. Para iniciar um processo é preciso ter o cadastro de cidadão, feito com o CPF. É possível também acessar os serviços on-line da prefeitura com o cadastro do Gov.Br.

“Desde o início da nossa administração, temos trabalhado com a proposta de digitalizar os serviços da Prefeitura, pois uma de nossas metas é tornar Blumenau uma cidade cada vez mais inteligente. Esse processo foi acelerado pela pandemia. No último ano, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, ampliamos significativamente a oferta de serviços on-line, com mais de 60 serviços disponíveis à população. Fato que trouxe mais agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão blumenauense. Agora em 2022, seguimos avançando com os atendimentos do IPTU”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt.

Desde o dia 3 de janeiro, quando a prefeitura retomou as atividades, a Sefaz já realizou 1.100 atendimentos relativos ao IPTU 2022. Em sua maioria, as demandas estavam relacionadas à verificação de valores, atualização de dados cadastrais, solicitação de segunda via e informações sobre casos de isenção.

“Para quem ainda não está habituado com o atendimento virtual, a Fazenda mantém ainda o atendimento presencial, disponível na Praça do Cidadão Centro e na própria secretaria”, acrescenta o secretário César Poltronieri.

Entrega de carnês

A distribuição dos carnês de 2022 segue com os Correios. De acordo com a Secretaria da Fazenda, até o momento foram distribuídos 80% dos carnês e os demais devem ser entregues até 5 de fevereiro. Quem desejar obter a guia on-line, pode fazê-lo pelo site blumenau.sc.gov.br/cidadao, clicando em Emissão de Guias e depois em Guias do Exercício.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube