Jair Bolsonaro é indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado
Outros 36 também foram indiciados pela PF
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira, 21, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 35 pessoas por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. As informações são do site G1.
O indiciamento ocorre no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder mesmo após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Além de Bolsonaro, a PF também indiciou o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022, o general da reserva Augusto Heleno, o policial federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin) Alexandre Ramagem e Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL). Outros 32 suspeitos também foram indiciados pela Polícia Federal.
De acordo com o G1, relatório final do inquérito, que tem mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e vai ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) denunciar ou não os indiciados ao STF. Caso a Corte aceite a denúncia, eles se tornam réus e serão julgados.
Para o crime de golpe de Estado, a pena prevista é de 4 a 12 anos de prisão. Já para quem tenta abolir de forma violenta o Estado democrático de Direito, a punição pode variar entre 4 e 8 anos de reclusão. Além disso, integrar organização criminosa pode resultar em uma pena de 3 a 8 anos de prisão.
Leia também:
1. “A OAB de Blumenau não pode ser um clube social”; as propostas da chapa 102 na eleição da OAB-SC Subseção de Blumenau
2. Homem em surto e armado com faca é contido pela PM em Blumenau
3. Papai Noel dos Correios em Blumenau: saiba onde e como adotar cartinhas
4. Enxames mobilizam bombeiros em Blumenau e Gaspar; saiba como manejo deve ser feito
5. No Dia da Consciência Negra, saiba como está e por onde anda primeira mulher negra ser eleita Miss Blumenau
Veja agora mesmo!
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: