Jardim Suspenso da Hering: conheça o legado de Roberto Burle Marx para Blumenau

Ele é considerado como o criador do paisagismo moderno no Brasil

Há 30 anos, neste mês de junho, morreu um dos paisagistas brasileiros mais reconhecidos, Roberto Burle Marx, aos 84 anos. Ele também foi artista plástico, pintor, desenhista, designer, pesquisador, escultor, tapeceiro, criador de joias e cantor. Um dos seus legados foi o patrimônio histórico e arquitetônico do Jardim Suspenso, na Cia. Hering, em Blumenau.

Considerado o criador do paisagismo moderno no país, Burle Marx nasceu em 4 de agosto de 1909, e faleceu em julho de 1994. Natural de São Paulo, o paisagista foi chamado em meados dos anos 70 para fazer um projeto com Hans Broos, o arquiteto responsável pelas edificações marcantes da empresa Hering, na cidade blumenauense.

Paulo Fridman/Reprodução (À esquerda, Burle Marx e Hans Broos)

A sede no bairro Bom Retiro é uma obra industrial e histórica, fundada em 1880. Os edifícios, patrimônios históricos e arquitetônicos, foram projetados pelo arquiteto brutalista Hans Broos, enquanto o paisagismo e a elaboração dos jardins foram feitos por Roberto Burle Marx. O paisagismo traz um contraste interessante para a arquitetura de Broos, dando ainda mais vida ao lugar. É a união entre o orgânico e o concreto.

Jardim Suspenso da Cia. Hering

O próprio Jardim Suspenso, com uma área total de 2.320 metros quadrados, tem uma composição arquitetônica, em que as plantas são organizadas em fileiras ou colunas, sempre com uma forma geométrica clara e bruta.

Nos cantos, estão as espécies que têm cores mais frias, como o verde, enquanto as plantas com tons mais quentes formam círculos ou retângulos no centro.

A visitação é aberta ao público e gratuita, com algumas orientações a serem seguidas. Para conhecer pessoalmente o Jardim Suspenso, basta realizar um agendamento com antecedência por um formulário do Museu Hering.

Espécies presentes no Jardim Suspenso

Toda e qualquer planta, antes de ser plantada, foi pensada e planejada. O paisagista realizou diversas viagens para Blumenau para acompanhar e orientar cada passo da construção do jardim.

Como é explicado durante o tour guiado feito pelo Museu Hering, muitas das espécies vieram do Rio de Janeiro, diretamente do viveiro pessoal de mudas de Burle Marx.

No total, são 41 espécies de plantas no jardim. Como consta no site oficial da Fundação Hermann Hering, algumas delas são: Lírio, Cássia, Grama Bela Emília, Iresine, Agapanthus, Zebrina Pendula Quadricolor, Capim D’água, Grama-coreana, Vedélia, Iresine, Canudo-de-pito, Bico De Papagaio, Coromandel, entre diversas outras.

Burle Marx projetou e criou jardins em diferentes estados brasileiros, trabalhando em conjunto com arquitetos como Hans Broos e Oscar Niemeyer. Os jardins desenvolvidos por ele tinham o objetivo de cuidar da natureza, especialmente das espécies em extinção.

Entre brutalismo e paisagismo

Desenvolvida por Hans Broos, a arquitetura da Cia. Hering é pertencente ao estilo do brutalismo, o qual é conhecido por uma estética impiedosa, honesta, definida e geométrica. Traduzindo o nome do francês original, significaria “concreto bruto”, referência à obra-prima usada na construção dos prédios e, muitas vezes, deixada exposta cruamente.

Victor Guerreiro/O Município Blumenau

Ao trabalhar nos projetos da empresa, o arquiteto Hans Broos ampliou com diversos prédios, usando o concreto como matéria-prima. Porém, a inclusão dessas edificações sempre foram planejadas de maneira harmoniosa com as construções históricas e até a natureza ao redor, sem causar intervenções.

Nesse quesito, a aliança entre Broos e Marx, com a participação também de Aziz Ab´Saber, foi fundamental para concretizar os projetos pensados para a Cia. Hering, em Blumenau.

John Hedgecoe/Popperfoto/Reprodução

Confira algumas honrarias de Roberto Burle Marx:

  • 1971: comenda da Ordem do Rio Branco, do Itamaraty em Brasília
  • 1982: título de Doutor Honoris Causa da Academia Real de Belas Artes de Haia na Holanda
  • Título de Doutor Honoris Causa do Royal College of Artes em Londres, Inglaterra, como o maior paisagista do mundo
  • 1989: título Doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por indicação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • 2009: desde então, no início de agosto, anualmente se celebra no Recife a Semana Burle Marx
  • 2021: o Sítio Burle Marx (IPHAN), no Rio de Janeiro, ganha o título de Patrimônio Mundial

Leia também:

1. Prefeitura de Blumenau realiza blitz noturna e aborda 250 veículos durante fim de semana
2. Trimania Vale: aposta de Blumenau divide prêmio principal e leva R$ 92 mil
3. Blumenau retoma demandas eletivas nas unidades de saúde
4. Celesc realiza audiência pública sobre as obras de ampliação da Usina Salto, em Blumenau
5. Discussão de casal termina com mulher agredida com chutes em Blumenau


Veja agora mesmo!

Cafeteira no carro? Sargento Junkes bate-papo com o famoso Isidoro sobre experiências automotivas:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo