João Doria desiste de candidatura à presidência, dizem jornais
Doria deve anunciar desistência às 16h desta quinta-feira
João Doria (PSDB), governador de São Paulo, desistiu de sua pré-candidatura à presidência segundo veículos nacionais como R7, G1 e Folha de São Paulo. Doria também não irá tentar a reeleição ao governo de São Paulo. A decisão seria deixar a política ao final do seu mandato, em dezembro.
Aliados do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), teriam ficado revoltados com a definição de Doria e pensam em impeachment do governador. Em discussão com Doria sobre a decisão de permanecer no governo paulista, Garcia teria dito que, nessas condições, não seria candidato à sucessão. Em 2018, Doria teria feito um acordo que deixaria o cargo para ele.
A informação da desistência foi repassada para os auxiliares e ao vice-governador. De acordo com informações, não houve um planejamento anterior e a equipe dele foi pega de surpresa.
Doria conquistou o direito de concorrer à presidência pelo PSDB depois de derrotar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio nas prévias do partido, realizadas em novembro de 2021.
Doria havia programado para esta quinta-feira, 31, a desincompatibilização – afastar de sua função – do cargo para ser candidato a presidente. O governador deve anunciar às 16h que não será candidato à presidência.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube