Jornal Nacional mostra vídeo de Luciano Hang sobre obra citada por Bolsonaro
Empresário foi mencionado na edição deste sábado
O empresário brusquense Luciano Hang, proprietário da Havan, teve um vídeo publicado em suas redes sociais no dia 7 de agosto de 2019 mostrado na edição do Jornal Nacional deste sábado, 23.
O assunto do vídeo é a paralisação de uma construção de uma loja da Havan em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, após uma consultoria encontrar vestígios arqueológicos no terreno.
O vídeo foi mostrado por conta da menção do presidente Jair Bolsonaro ao caso durante reunião ministerial de 22 de abril. O vídeo da reunião foi liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 22.
Na reunião, Bolsonaro cita o presidente ao criticar a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por parar “qualquer obra do Brasil”.
“O IPHAN, não é? Tá lá vinculado à Cultura. Eu fiz a cagada em escolher, nu … não escolher uma, uma pessoa que tivesse o … também um outro perfil. E uma excelente pessoa que tá lá, tá? Mas tinha que ter um outro perfil também. O IPHAN para qualquer obra do Brasil, como para a do Luciano Hang. Enquanto tá lá um cocô petrificado de índio, para a obra, pô! Para a obra. O que que tem que fazer? Alguém do IPHAN que resolva o assunto, né? E assim nós temos que proceder.”
A reportagem do Jornal Nacional mostra que o IPHAN divulgou em nota que não embargou a obra e que a paralisação foi recomendada por uma consultoria em arqueologia contratada pela própria Havan.
No vídeo, Hang reclama da burocracia e mostra imagens dos resquícios encontrados pela consultoria de arqueologia.