X
X

Buscar

“Blumenau tem rede de economia solidária como alternativa à crise da Covid-19”

Colunista destaca iniciativa como alternativa para enfrentar a crise

O maior desafio no mundo pós-pandemia, será resolver as desigualdades sociais. A Covid-19 desnudou o sistema capitalista. Encontrou um mundo marcado pela desigualdade e pela concentração de riquezas. As políticas econômicas colocadas em curso no mundo durante as últimas duas décadas, produziram um cenário sem igual de concentração de riquezas.

No Brasil, as ditas reformas econômicas colocadas em curso, desde 2016, não produziram o efeito prometido. Pelo contrário, o desemprego cresceu, a concentração de riquezas, que já vinha em ascensão, explodiu e a pobreza voltou a cena nacional. Com o fenômeno da pandemia, essa catástrofe social torna-se aguda.

O que fica claro neste cenário é a própria incapacidade da economia capitalista de promover distribuição de riquezas e promover justiça social. Em contraponto a esta forma de organização econômica, surge nos anos 80 experiências de economia solidária.

Empreendimentos de economia solidária possuem diversas formas de organização, porém, é uma alternativa de organização do trabalho, geração de renda e uma estratégia de enfrentamento da desigualdade social. Os trabalhadores se organizam de forma coletiva ou solidária e se tornam proprietários dos meios de produção dos bens ou serviços produzidos de forma sustentável.

Em Blumenau a economia solidária é pensada através da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí – RESVI e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/FURB. Estas contam com o apoio da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Como forma de contribuir com a superação dos impactos da pandemia na vida das pessoas, estas instituições criaram o Comitê de Solidariedade.

A iniciativa busca receber recursos e distribuir para quem está sendo diretamente afetado pela crise e não tem condições de obtenção de renda em função das exigências de isolamento social. O Comitê receberá as doações de produtos (alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza, insumos têxteis, entre outros) ou ajuda financeira e criará uma rede de proteção aos empreendimentos de economia solidária da região e das comunidades afetadas pela crise.

Assim, com os recursos arrecadados, o Comitê fomentará as redes de economia solidária e de cooperação econômica, do campo e da cidade, por meio do estabelecimento de sistema de trocas e/ou a aquisição de produtos e serviços de empreendimentos solidários. Não só na cidade mas também através de cooperativas vinculadas à agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária.

Se você tiver o interesse de ajudar ou fazer parte da rede, pode entrar em contato com o Comitê pelo whatsApp (47) 9996-72132 ou pelo e-mail comitesolidariedadeblumenau@gmail.com.

Contribuições financeiras podem ser feitas através de depósitos na Sicoob – Cooperativa MaxiCrédito – 756 – Agência 3069 – Conta 242.106-2 (Favorecido: Associação Vitrine Ecosol – CNPJ: 34.047.198/0001-80).