Jovem é investigado por apologia ao nazismo no Vale do Itajaí
Ele confirmou à polícia que é admirador de Adolf Hitler
Um jovem está sendo investigado pela Polícia Civil suspeito de apologia ao nazismo em Porto Belo, no Vale do Itajaí. Na manhã desta quinta-feira, 11, apreenderam o computador e o aparelho celular do investigado.
Segundo a polícia, o jovem é suspeito de fazer apologia ao nazismo e disseminar ódio contra negros e judeus em redes sociais.
Saiba mais: Desinformação e negacionismo: porque simpatizantes do nazismo estão “saindo do armário” em Blumenau e região
Investigação
A investigação teve início há um mês. Os itens apreendidos serão analisados pela polícia. Durante as buscas, apesar de evitar a comunicação, o jovem confirmou ser admirador de Adolf Hitler.
Ainda, foi apurado no inquérito policial que o investigado é suspeito de realizar publicações racistas e antissemitas há vários anos. Outras denúncias suspeitas da prática de “stalking” (crime de perseguição) pelo investigado seguem em apuração.
No Brasil, a lei federal antirracismo (lei 7.716, de 1989) prevê como crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, bem como outras formas de divulgação do nazismo.
A ação foi realizada por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), e controu com o apoio da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC).
Leia também:
– Vítima de acidente em Blumenau pede ajuda para alcançar valor de cirurgia em poucos dias
– Confira o que fazer neste fim de semana em Blumenau
– Homem que dizia incorporar “Madre Catarina” e cobrava por falsas operações espirituais em Timbó é denunciado pelo MP-SC
– Nova campanha visa ampliar cobertura vacinal infantil em Santa Catarina
– Homem que matou filho de dois meses após se irritar com choro é condenado em SC