Jovens em situação de vulnerabilidade se formam em curso de informática de projeto social de Blumenau

40 jovens foram beneficiados com o projeto Despertando Para a Tecnologia

Foi celebrada na manhã desta quarta-feira, 15, a formatura dos alunos do projeto Despertando Para a Tecnologia, vinculado à Casa de Acolhida São Felipe Néri, que proporciona aulas de informática básica.

Um total de 40 jovens de 13 a 18 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade no evento celebraram a realização de 40 horas de formação em ferramentas de produtividade do Pacote Office: Word, Excel, Power Point, entre outros.

Os jovens receberam o certificado de formação das mãos do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, de Gisele Cunha, fundadora da Casa, e de financiadores do projeto.

Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Sobre o projeto

O projeto foi concebido pela Casa de Acolhida São Felipe Néri, que fornece apoio aos jovens do bairro Velha Grande, e contou com a ajuda das empresas Proway, que auxiliou com a parte de ferramentas e cronograma de capacitação, e com a Pública Tecnologia, que prestou apoio financeiro.

A Prefeitura de Blumenau também é uma aliada do projeto e auxiliou com verbas arrecadadas através da doação da população do desconto bom pagador, vinculado ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Desconto bom pagador 

A Lei Complementar nº 1.284/2019 possibilitou aos contribuintes apoiar projetos das entidades sociais de Blumenau com a doação do desconto da cota única do imposto para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

Quando as pessoas que pagam o IPTU no prazo estabelecido escolhem por não usar o desconto do bom pagador que lhes é oferecido, o valor arrecadado vai para o (FMAS).

Kamile Bernardes/O Município Blumenau

As aulas

Nove computadores foram comprados e as aulas aconteceram três vezes por semana, de forma totalmente presencial na unidade dois da Casa de Acolhida São Felipe Néri, desde o mês de outubro até dezembro.

As aulas foram ministradas por Renan Eduardo, instrutor pela ProWay. Segundo ele, o curso também proporcionou um desenvolvimento pessoal aos jovens, uma vez que agora eles têm consciência de oportunidades que podem conseguir tendo o conhecimento básico de informática.

“Muitos deles nunca tiveram a oportunidade de ter acesso a um computador, e hoje em dia qualquer cargo exige informática básica. A palavra que resume tudo é felicidade, perceber essa mudança por parte deles é uma realização muito grande”, afirmou o instrutor.

Oportunidades

Alexandre Hwizdaleck, diretor administrativo da Pública Tecnologia explicou que a intenção da empresa em apoiar o projeto se deu pela percepção de que alguns jovens não possuíam experiência com a Internet e com computadores, fator que acabava gerando uma competição injusta quando chegavam no mercado de trabalho.

Sendo assim, além da ajuda no financiamento do projeto, a Pública também fará um “pós curso”, que será a contratação de dois alunos para atuarem na empresa em vagas de jovem aprendiz ou estágio.

O diretor também explicou que existe a intenção de fazer esse projeto ser anual e expandi-lo para outras casas de Blumenau com a mesma finalidade da São Felipe Néri. Para isso, a Pública desenvolverá uma campanha no início de 2022 com o objetivo de buscar outros empresários interessados em contribuir.

Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Desenvolvimento da cidade

Blumenau possui mais de 1.800 empresas do setor de tecnologia e de acordo com um levantamento feito pelo o Blusoft, a estimativa é que em 2023 seja necessário 2.770 profissionais da área para suprir o crescimento do mercado.

O Despertando Para a Tecnologia possibilita conhecimentos básicos para os jovens beneficiados e abre portas para o interesse desse público por essa área que apresenta tanto crescimento na região.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt destaca a importância dessa oportunidade para os jovens, mas também para o desenvolvimento da cidade.

“O mercado de tecnologia está em vasta expansão. Aqui em Blumenau são mais de mil vagas disponíveis, ou seja, quanto antes levarmos esses jovens a terem contato com essa linguagem, antes eles terão oportunidade de transformar suas realidades”.

Ele também afirmou que projetos assim têm a capacidade de ajudar Blumenau a abrigar novas empresas. “Um curso de formação naturalmente gera mão de obra para Blumenau, o que contribui para o desenvolvimento da cidade e a chegada de novas empresas”, afirmou Mário.

Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Impacto social

O projeto também visa, através do desenvolvimento e profissionalização, a inclusão social e melhoria da autoestima, autonomia e independência desses jovens.

Rafaela Soares Correia, de 14 anos, contou um pouco sobre as suas expectativas em relação ao Despertando para Tecnologia e como foi a experiência de participar do projeto.

“Eu queria muito participar desse projeto para ajudar a agregar valor ao meu currículo e ter mais conhecimento com a Internet. Foi muito legal fazer parte disso e acredito que me ajudará muito a conseguir boas oportunidades no meu futuro”, disse Rafaela.

Casa São Felipe Néri

A Casa de Acolhida São Felipe Néri é uma associação sem fins lucrativos, localizada no bairro Velha Grande e fundada em 2015 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes.

Atualmente a Casa realiza o atendimento direto de 146 crianças e adolescentes. Na unidade dois, onde aconteceu a formatura, 71 adolescentes são atendidos. No local são oferecidas atividades que visam o desenvolvimento integral desse público.

Gisele Cunha, fundadora e coordenadora da São Felipe Néri, explicou que a iniciativa do projeto tem o objetivo maior de capacitá-los, para possibilitar que eles concorram com outros jovens no mercado de trabalho.

“A gente sabe que se não conseguirmos encaminhar eles assim que eles saem da casa eles podem se perder no meio de tanta vulnerabilidade. Para mim ver eles se formando no curso é uma alegria muito grande, é realmente um sonho se tornando realidade”, explicou a fundadora.

Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo