Julgamento de “Fátima de Tubarão” inicia nesta sexta-feira; Moraes vota por 17 anos de prisão
Fátima foi presa em 2023 pela operação Lesa Pátria da PF
Nesta sexta-feira, 2, iniciou o julgamento de Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, natural de Tubarão. Ela participou dos atos golpistas do 8 de janeiro, nos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar e defendeu a condenação de Fátima a 17 anos de prisão. Ele a considerou culpada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Além de uma condenação, o ministro defendeu que Fátima e outros condenados paguem uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. A previsão é de que o julgamento siga até a próxima sexta-feira, 9.
Mais conhecida como “Fátima de Tubarão”, ela foi presa no dia 27 de janeiro de 2023 na operação Lesa Pátria da Polícia Federal. A ação penal acontece no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), em que os ministros depositam seus votos em uma plataforma online.
Fátima viralizou nas redes sociais em um vídeo que gravou durante a invasão ao Palácio do Planalto, em Brasília. Ela afirma estar “quebrando tudo” e diz: “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!”, referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes.
Leia também:
1. Apostador de Blumenau acerta a quina e fatura mais de R$ 32 mil na Mega-Sena
2. Fábio Rabin vem a Blumenau com novo show de stand-up
3. Roteiro Blumenau Gastronômico traz mais de 30 opções em culinária durante o mês de agosto
4. Hospital de Blumenau realiza simulado de abandono com Brigada de Emergência
5. Homem persegue menina de 11 anos no Centro de Timbó e será interrogado pela Polícia
Veja agora mesmo!
Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann: