Justiça condena grupo de São Paulo por série de furtos em caixas eletrônicos de Blumenau e região
Quadrilha é de São Paulo e cometeu crimes em diversas cidades de SC
O juízo da Vara Criminal da comarca de Brusque condenou nesta quinta-feira, 12, cinco pessoas envolvidas em uma série de furtos qualificados e associação criminosa no estado. A quadrilha praticou os crimes em Brusque, Blumenau, Gaspar, Guaramirim, Ilhota, Itajaí, Indaial e Rio do Sul.
O grupo, oriundo de São Paulo, utilizava técnicas engenhosas para retirar envelopes de depósitos em caixas eletrônicos e causou prejuízos financeiros significativos.
As penas variam de nove a 36 anos e dez meses de reclusão, em regime inicial fechado, além do pagamento de multas proporcionais aos crimes cometidos.
Os crimes
Conforme a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), os crimes ocorreram durante abril deste ano.
O grupo agia de forma organizada e se deslocava de São Paulo para Santa Catarina com o propósito específico de realizar os furtos. Para isso, utilizavam um veículo e alugavam imóveis por meio de plataformas digitais para estadias temporárias.
Conforme consta nos autos, os réus empregavam instrumentos improvisados, como “bocas de jacaré” e palitos de picolé, para retirar os envelopes de depósitos nos caixas eletrônicos.
Enquanto alguns membros do grupo executavam os furtos nas agências bancárias, outros monitoravam a área externa.
Sentença pela série de furtos
Os dois grupos permaneciam em comunicação constante por meio de fones de ouvido para assegurar a vigilância e facilitar a fuga.
Os valores subtraídos eram divididos entre os integrantes ou depositados em contas de parentes para dificultar o rastreamento do dinheiro e dos cheques.
A sentença destacou o prosaico, mas engenhoso e eficiente modus operandi, e a gravidade dos delitos, que geraram um prejuízo estimado em R$ 60 mil.
A decisão também ressaltou o impacto negativo da atuação do grupo, que disseminou a insegurança na região. Apesar da condenação, o processo, que tramita sob sigilo, ainda é passível de recurso.
Leia também:
1. GALERIA – Veja como ficou a ponte da rua Paraíba após obra de ampliação
2. Camisa 10 da Seleção Brasileira Sub-20: quem é o pomerodense promessa do futsal brasileiro
3. Com investimento milionário, veja como ficará nova sede de empresa de TI de Blumenau
4. Cotas de enchente serão revisadas em Blumenau após mais de 10 anos
5. Prefeituras de Blumenau e região alertam para golpes com e-mails falsos sobre alvará
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: