Justiça Eleitoral determina que blumenauense apague postagens ofensivas sobre pré-candidato a vereador
Tié Blumenau, do Pros, foi vítima de publicações jocosas por morador de Blumenau
Um morador de Blumenau foi notificado pela Justiça Eleitoral após fazer publicações ofensivas sobre um pré-candidato a vereador na cidade. Duas publicações de Fabio Lessa contra Marciel da Silva, conhecido como Tié Blumenau, foram mencionadas pela juíza Cíntia Gonçalves Costi.
O candidato pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) foi vítima de publicações jocosas que atacaram sua honra e dignidade. Apesar de a magistrada reforçar que conteúdos divulgados na internet devem ser vetadas o mínimo possível, para garantir a livre expressão do pensamento, as postagens caracterizam conduta vedada pela legislação eleitoral.
“Foram feitas postagens onde constam imagens do pré-candidato associadas a comentário jocoso, de forma que atentam contra a honra, imagem e reputação, com nítido caráter eleitoral, de forma a induzir negativamente o desempenho daquele nas eleições que sucedem”, comentou a juíza.
Uma das publicações citadas já foi apagada. Apenas uma continua no ar. Porém, a Justiça entendeu que ela não violou as normas. “Entendo que a postagem [abaixo] não possui o condão de macular a honra do pré-candidato”.
O Facebook foi mencionado pela juíza, para que deletasse a publicação considerada jocosa. A postagem já não está mais no ar, não ficando claro se a remoção partiu do site ou do usuário.
Além disso, Fabio Lessa tem dois dias para responder a Justiça Eleitoral, contando a partir desta quarta-feira, 9.