Justiça Eleitoral proíbe Mário Hildebrandt e vice de aparecerem em lives da Prefeitura de Blumenau

Conduta da última transmissão ao vivo foi considerada ilegal por conta de prefeito estar concorrendo à reeleição

O prefeito de Blumenau e candidato à reeleição Mário Hildebrandt (Podemos) foi proibido de participar das transmissões ao vivo da prefeitura. A decisão da Justiça Eleitoral se estende também para a vice dele, Maria Regina de Souza Soar.

A investigação foi proposta pela Coligação Pra Frente Blumenau, do candidato João Paulo Kleinübing (DEM). A juíza Simone Faria Locks decidiu que a conduta é ilegal, já que ambos estão concorrendo às eleições.

O motivo foi o que levou o prefeito a parar de participar das transmissões diárias atualizando a situação da Covid-19 em Blumenau. Atualmente, as lives são realizadas três vezes na semana com as secretarias de Comunicação e Saúde.

A denúncia foi feita após Hildebrandt participar de uma live nesta quinta-feira, dia 5 de novembro. A transmissão trouxe as novas medidas da cidade após o retorno para a matriz de risco grave.

O candidato apareceu na tela por 50 minutos durante o período de legislação eleitoral. Como foi reforçado pela juíza, um dia antes ele teria publicado um vídeo em seu perfil pessoal no qual afirmava que seus adversários estariam acusando ele de “descuidar da vida das pessoas durante as eleições”.

Contraponto

A coordenação de campanha de Mário Hildebrandt informou que o prefeito não concorda com a decisão. Ele estaria apenas tentando informar a sociedade das novidades na cidade. Entretanto, o candidato não irá recorrer. Leia a nota na íntegra:

Referente à decisão da Justiça Eleitoral, sobre coletiva de imprensa realizada pelo Prefeito Mário Hildebrandt na última quinta-feira, temos a informar que, apesar de não se concordar com a decisão judicial, não há interesse na apresentação de recurso, pois a participação do Prefeito Municipal objetivou, única e exclusivamente, bem informar a sociedade blumenauense sobre a alteração do grau de risco da região de Blumenau na matriz do Governo do Estado, passando de alto para grave, com impactos em diversas atividades em segmentos variados. A legislação eleitoral não veda – ao contrário, permite! – a publicidade institucional para a comunicação à população da ampliação de medidas sanitárias que se entendem necessárias para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus, e a participação do Prefeito Municipal buscou, justamente, frisar a importância desse momento singular, informando a população das novas medidas restritivas existentes no atual cenário de enfrentamento ao coronavírus.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo