Justiça manda Facebook retirar do ar perfil com críticas e sátiras a Mario Hildebrandt
Decisão foi emitida após pedido do próprio prefeito e candidato a reeleição
A Justiça Eleitoral mandou o Facebook retirar do ar – num prazo de 24 horas – o perfil de Halley MX que faziam críticas e sátiras ao prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, que concorre a reeleição. Como publicado em reportagem na semana passada, o perfil falso tem diversas postagens na rede social, com diversos comentários e até vídeos com peruca, com posições contrárias a de Hildebrandt.
Na decisão, a juíza Cintia Gonçalves Costi cita diversas postagens que foram consideradas de “propaganda negativa” e feitas para difamar a imagem de Hildebrandt.
Em uma das postagens, há um vídeo em que o homem, em tom irônico, imita Hildebrandt, o chama de “Marionete” e “Mário Vírus” e afirma que a abertura da rua Wili Henkels tem o intuito de aumentar o índice de criminalidade do bairro Garcia. Em diversas postagens, Halley MX também atribui a Mário Hildebrandt a culpa pelas mortes devido à Covid-19.
Além do Facebook, o perfil convida as pessoas para que entrassem em um grupo de WhatsApp, unindo opositores à atual gestão. A Justiça também solicitou que o grupo fosse excluído.
A juíza ainda aponta que “a supressão de conteúdos divulgados na internet deve ser realizada com a menor interferência possível no debate democrático de forma a garantir a livre expressão de pensamento”.