Justiça promove em Blumenau evento sobre uso de constelação em conciliações
Professora Márcia Sarubbi Lippmann, que faz trabalho pioneiro na área, será a palestrante
A Comarca de Blumenau promove nesta segunda-feira, 16, às 9h, no Salão do Júri do Fórum, a 12ª Roda de Conversas sobre Conciliação. Com o tema “Justiça Restaurativa Sistêmica”, o evento terá como palestrante convidada a professora e pesquisadora Márcia Sarubbi Lippmann, que ministra aulas na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e tem realizado um trabalho pioneiro neste sentido.
Em parceria com o professor Fabiano Oldoni, ela publicou o livro “Constelação Sistêmica na Execução Penal”, pela Manuscritos Editora. O projeto Rodas de Conversa sobre Conciliação teve início em 2017, sob a coordenação da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau
Objetivo é fomentar a cultura da pacificação e os meios consensuais de solução de conflitos.
Constelação sistêmica
A constelação sistêmica é uma técnica terapêutica alternativa que pode ajudar a resolver conflitos. Ela permite identificar questões pessoais, para além da esfera jurídica. Por meio de dinâmicas, a técnica busca reequilibrar o sistema em que está inserido o indivíduo.
A constelação é usada em conflitos familiares e, no Brasil, começa a ser difundida nas tentativas de conciliação extrajudicial.