K-pop em Blumenau: o grupo de dança de Blumenau que aposta em coreografias originais no estilo

Lokaris fez o seu primeiro encontro no último domingo, 4

Lokaris Cia de Dança é um grupo no estilo K-pop – ou pop coreano – que surgiu recentemente em Blumenau com coreografias originais inspiradas no gênero musical. O grupo planeja se apresentar em eventos locais e, futuramente, participar de competições de K-Cover.

Raiane Veselosk e Andressa Murcheski são as criadoras e também bailarinas do grupo. Raiane é bailarina do Voltz Arte, grupo competitivo avançado de Jazz e Contemporâneo. Andressa Murcheski é estudante do curso de Teatro da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e também é baterista.

Além da Andressa e da Raiane, o grupo conta com outros dançarinos: Geandra Cabral; Renata Medeiros Cecilio; Martina Georg Ibsch; Barbara Tiefensee; Lais Cristina; João Teles; Pérola Travassos; Pâmella Trevisoli; Juan Marco; Natália Cristina; e Katlyn Rita.

Arquivo Pessoal

Andressa e Raiane desenvolveram um trabalho coregráfico original inspirado no K-pop e no seu estilo. As bailarinas buscam estrear mostrando que vão além de dominar covers, também sabem criar sua própria arte ao invés de apenas reproduzir. “Queremos transitar entre o mundo cover e também em nossas criações, a partir de músicas do gênero K-pop”, confirma Raiane.

Lokaris Cia de Dança

O nome do grupo, Lokaris, vem de uma união de palavras: Lokahi e íris. Lokahi é uma palavra havaiana que remete ao trabalho em equipe, conexão, harmonia e cooperação. Andressa explica que a palavra “íris” se juntou ao nome por uma ideia vinda de um livro, que ressignificava as palavras. “Cada pessoa tem uma cor e uma forma de ver a dança e o mundo. Pensei em juntar as duas palavras para criar algo original”, afirma a bailarina.

Raiane Veselosk explica: “A ideia de fazer um grupo surgiu de uma conversa entre a Andressa e eu, na qual comentamos que, em Blumenau, não há nenhum grupo de K-Cover. Eu e ela vamos a eventos e competições de dança. Quando se fala de dança, Blumenau é uma forte referência, concluímos que estava na hora da cultura do K-pop ser representada na cidade”.

“No fim, decidimos criar o nosso próprio grupo e que a gente precisava pôr em prática a ideia, até porque eu estava cansada de muitos ideias boas serem descartadas ou esquecidas. Além disso, eu já havia pensado sobre começar a criar algo próprio, no sentido coreográfico mesmo. Combinamos, então, que estaríamos à frente do grupo, como professoras e líderes, com projetos originais e covers”, Andressa Murcheski complementa.

“O que nos motiva é que estamos trabalhando com pessoas que amam a dança e essa cultura, assim como Andressa e eu. Essas pessoas nos deixam confortáveis para experimentar muito mais além do que só o universo cover, ficamos à vontade para criar a partir daquilo que já é nosso”, conta a bailarina Raiane.

K-pop

O K-pop, como o nome indica, é um gênero musical pop da Coreia do Sul que está se tornando cada vez mais famoso. Muitos consideram que vai além de ser um gênero musical, pois envolve dança e diversos elementos visuais, estilísticos e até culturais.

“É uma cultura que abrange vários aspectos audiovisuais e, para muitas pessoas, acabou se tornando um estilo de vida, não só para os fãs que consomem diariamente dessa cultura, mas também para as pessoas que trabalham na internet ajudando a espalhar esse fenômeno”, elabora Raiane Veselosk.

Andressa Murcheski revela: “No grupo, eu quero muito aproveitar e estudar mais sobre outros estilos de dança que eu gosto e não tem muito acesso em Blumenau. A minha base para a criação vem do dance hall e do hip hop, que são vertentes das danças urbanas e são as que eu mais me identifico, assim como a Raiane se identifica mais com o Femme Style. O que eu acredito ser muito legal é ter esses dois lados diferentes para guiar o grupo”.

No K-pop, os estilos musicais envolvem o pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk, country, com elementos tradicionais da música coreana. Ele explora diferentes estilos e vertentes da dança, com coreografias elaboradas e sincronizadas e produções profissionais.

Leia mais:

1. Obra compromete o trânsito da rua Amazonas, em Blumenau, nesta sexta-feira
2. Blumenau é uma das cidades de SC prioritárias em novo programa contra doenças infecciosas
3. Casal é preso por furtar mercado em Blumenau; pai diz que venderia produtos para comprar material escolar
4. Saiba valor da multa para empresa responsável por derramamento de ácido na Serra Dona Francisca
5. Mega-Sena 2686: confira números sorteados nesta quinta-feira


Veja agora mesmo!

César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo